ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Comissão Frente Parlamentar do Noroeste cobra em Brasília agilidade na liberação da obra de pavimentação da BR-174

Durante a audiência o diretor de Administração da Fundação Nacional do Índio se colocou à disposição de todos e garantiu que estará dando prioridade a BR 174. Trecho que fica entre Castanheira e Colniza.

Data: Domingo, 25/02/2018 12:43
Fonte: Colniza MT Notícias

Representantes da Frente Parlamentar do Noroeste participarão na sexta-feira, 23/02, de uma audiência na sede da fundação nacional do índio (FUNAI) em Brasília, com o diretor de Administração da Fundação Nacional do Índio (Funai), Francisco José Nunes Ferreira, para questionar a demora no estudo de componente indígena, que deve ser concluído para que a obra de pavimentação da BR 174 entre Castanheira e Colniza, seja autorizada.


Durante a audiência os membros da comissão falaram ao diretor sobre as péssimas condições que se encontra o trecho, principalmente nesse período chuvoso com imensos buracos e atoleiros que se formaram ao longo do percurso.


A audiência contou com a presença do senador José Medeiros, Fabio Calmom da SINFRA, Cutia Assessor do Vice-governador, Edeon da aprosoja, membros da comissão composta pelos vereadores de Brasnorte, Aripuanã, Juruena e Colniza representada pelo vereador presidente da Comissão Frente Parlamentar do Noroeste Marcos Venicio Rodrigues da Silva.


Ao conversar com nossa equipe o presidente Marcos nos explicou que na ocasião a SINFRA propôs um convênio no valor de 15 milhões para que possa ser garantido o benefício das etnias, sendo que houve uma reunião entre o Ministério Público Federal, TCU, SINFRA e a ECOPLAM, o qual o Ministério Público Federal solicitou que fosse feito um trabalho nas etnias novamente com a equipe da FUNAI e da Segelique para que possa ser dado o próximo passo. 


O mesmo destacou ainda que na reunião foi cobrado uma maior agilidade por parte do órgão, tendo em vista que um dos maiores obstáculos enfrentados até o momento são questões ambientais e indígenas, sendo que toda a região noroeste está totalmente empenhada nessa demanda. 

“Agradeço o apoio do Deputado Estadual Oscar Bezerra, Deputado Federal Valtenir Pereira, vice-governador Carlos Favaro, Senador José Medeiros, vereadores Darci Viera Lopes e Francisco Backes de Juruena, Roberto Antônio de Carvalho de Brasnorte, Geraldo Lara e Irani Rodrigues de Aripuanã, Fabio Calmom da SINFRA, Edeon da aprosoja, Cutia Assessor do Vice-governador”. Destacou Marcos.