ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Alunos conhecem TJ pelo projeto 'Nosso Judiciário'

Data: Quinta-feira, 22/03/2018 08:27
Fonte: FOLHA MAX

 

Nessa terça-feira (20 de março), 85 estudantes do 3º e 4º semestre de Direito do Centro Universitário de Várzea Grande (Univag) conheceram a estrutura e o funcionamento do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT). A visita faz parte do projeto ‘Nosso Judiciário’, que visa aproximar a sociedade do Poder Judiciário.

Eles foram recepcionados com informações sobre a composição e a constituição do TJMT, tiveram a oportunidade de assistir à sessão de julgamento da Primeira Câmara de Direito Privado, no Plenário 1, conheceram os setores de Protocolo e Distribuição de processos, a ala dos gabinetes dos desembargadores (onde fica a pinacoteca do TJ), as dependências do Palácio da Justiça e, por fim, finalizaram a visita no Espaço Memória, com a recepção do Juiz da 7ª Vara Cível de Cuiabá, Yale Sabo Mendes.

O juiz em sua conversa com os acadêmicos falou sobre seus 19 anos de magistratura, destacando as comarcas onde já atuou no Estado, a importância do Direito e suas várias áreas de atuação e também que os sonhos não têm idade para serem realizados.

“Eu formei em agronomia e depois decide que era direito que eu queria. O sonho da gente não tem idade, chega um momento que preciso tomar uma posição para realizá-lo. O Direito é importantíssimo e essencial para a vida de todos, é uma opção de formação que tem uma área de atuação muito ampla. Eu tive foco e determinação e me tornei juiz. Comecei meus trabalhos na comarca de Peixoto de Azevedo, depois atuei em Pontes e Lacerda, Cáceres, Juína, Diamantino até vir para Cuiabá, onde passei pela 3ª Vara de Família, depois fui para o juizado especial onde fiquei por sete anos e já estou há quase seis na 7ª Vara Cível”, relatou o juiz Yale.

O magistrado aproveitou também a oportunidade para passar uma mensagem de incentivo aos alunos. “Todos querem o sucesso, mas são poucos os que realmente buscam tornar o sonho em realidade. Com muita dedicação e empenho, tenho certeza que vocês terão êxito profissional”, salientou.

Ele ainda reforçou a importância da interação do TJ com as faculdades de Direito. “Essa oportunidade que os estudantes têm de conhecer a estrutura de funcionamento do Poder Judiciário é fundamental para sua formação, porque eles serão os futuros operadores do Direito”.

A professora Ellen Mungo, de Teoria Geral do Processo, que a acompanhou a terceira visita de alunos da instituição este ano, agradeceu a oportunidade. “Foi fundamental para conhecerem o funcionamento do TJ, pois eles puderam vivenciar na prática o que veem em sala de aula. É um conhecimento grande para a vida profissional destes estudantes”.

Michelle Correa, 34 anos, publicitária e estudante do 3º semestre de Direito, recebeu a cartilha “Glossário jurídico”- uma das publicações do projeto que foi desenvolvida para ajudar a população no entendimento da linguagem jurídica - das mãos juiz e conta que foi boa a experiência. “Eu gostei muito da visita principalmente da parte do julgamento, da ação do desembargador e do advogado fazendo a sustentação oral. Aqui ficamos mais próximos do que apreendemos na faculdade na teoria”.

Para o estudante Amarildo Batista, 50 anos, a iniciativa do Tribunal de abrir espaço para conhecer a sua estrutura é muito positiva. “Aqui vai ser nossa casa no futuro. Hoje tivemos o primeiro contato com julgadores e julgados. É muito válido esse intercâmbio que se faz entre a faculdade e o Tribunal de Justiça”, enfatizou.

De acordo com a aluna Bruna Garcia, 20 anos, que esteve no TJMT pela primeira vez, a oportunidade é essencial. “Conhecer um pouco do trabalho que vamos fazer na prática é muito importante para ver se é isso que queremos para nossa vida, se iremos gostar e se queremos seguir de verdade com o curso”.