ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Sem quórum, Assembleia adia votação de contas de Taques

Wilson chegou a chamar a atenção de colegas que se inscreveram mas não estavam em plenário

Data: Quarta-feira, 23/05/2018 16:02
Fonte: MÍDIA NEWS

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), adiou a votação das contas de gestão do governador Pedro Taques (PSDB), relativas ao exercício de 2016. Isso porque a sessão matutina desta quarta-feira (23) não teve a presença suficiente de parlamentares.

Ao todo, 17 deputados se inscreveram como presentes na sessão de hoje. Entretanto, nem metade deles ficou para votar as contas do chefe do Executivo.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Wilson Santos (PSDB), chegou a chamar a atenção dos colegas Jajah Neves (PSDB), Wancley Carvalho (PV), Sebastião Rezende (PSC), que se inscreveram mas não estavam em plenário.

Além disso, outros parlamentares não estiveram presentes, pois estão acompanhando a Caravana da Transformação, do governador Pedro Taques. A última edição deste ano ocorre em Sinop (500 km de Cuiabá).

O tucano chegou a convocar a base governista para estar presente na sessão noturna de hoje.

Em conversa com a imprensa, em seguida, Wilson disse acreditar que as contas serão votadas ainda esta semana.

“Estava marcado para quarta de manhã. Vamos trabalhar para votar. Se não votar hoje, vota amanhã. Nós não temos prazo. As contas não têm prazo. Pode ser votada a qualquer momento”, disse.

“Espero que vote logo em plenário. Vamos fazer todo esforço para ser votado”, resumiu.

JLSiqueira/ALMT

Wilson Santos

 

Vai e vem

Na última semana, Wilson refez a votação que aprovou as contas de Taques na Comissão de Fiscalização e Acompanhamento da Execução Orçamentária (CFAEO).

Isso porque o deputado Zeca Viana (PDT) acionou a Justiça para falar que a votação anterior havia ocorrido de maneira irregular. Na ocasião, os oposicionistas faltaram e somente a base votou o parecer favorável do deputado Saturnino Masson (PSDB).

Na Justiça, a desembargadora Maria Erotides Kneip, da Turma de Câmaras Cíveis Reunidas de Direito Público e Coletivo, indeferiu o mandado de segurança com pedido liminar e apontou equívoco de interpretação de Zeca.

Mesmo com a decisão favorável, Wilson decidiu refazer a votação e conseguiu aprovar, novamente, as contas.

Agora, o parecer votado na comissão precisa ser votado por todos os 24 deputados em plenário.

Na análise do Tribunal de Contas (TCE), o conselheiro Valter Albano - que está afastado do cargo por decisão do STF -, acolheu o parecer do Ministério Público de Contas pela aprovação, mas negou pedido do órgão para que a Assembleia Legislativa apure eventual crime de responsabilidade pelo não-pagamento de parte do duodécimo aos Poderes.

Apesar disso, Albano apontou uma série de falhas. 

Na Assembleia, recebeu parecer favorável de Saturnino e um voto em separado de Zeca pedindo a reprovação.