ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vítimas de queda de avião em MG são dois médicos de Brasília e os 3 filhos

Estavam na aeronave Marcos Nogueira Chagas, 45 anos, a mulher dele, Carla Giannine Pereira Medina, 44 , e os três filhos de 7, 10 e 13 anos. O casal era médico radiologista de Brasília

Data: Domingo, 04/11/2018 20:09
Fonte: Correio Brasiliense/ Isa Stacciarini

O acidente com um monomotor experimental em Patos de Minas (MG), distante 435 quilômetros de Brasília, matou cinco pessoas de uma mesma família do Distrito Federal, neste domingo (4/11). O piloto da aeronave, Marcos Nogueira Chagas, 45 anos, e a mulher dele, Carla Giannine Pereira Medina, 44 anos, eram médicos radiologistas em Brasília e costumavam voar aos fins de semana. As outras vítimas da tragédia são os três filhos do casal, de 7, 10 e 13 anos. 

Segundo o comandante da operação, tenente José Inivaldo de Queiroz Silva, o piloto chegou a sobrevoar o aeroporto. "Acreditamos que, pela proximidade com o terminal, ele iria abastecer aqui. O avião caiu a 1,5 km do aeroporto", explicou.
 
Bombeiro da 4ª Companhia Independente de Patos de Minas, o tenente esclareceu que, com o impacto, todas as vítimas morreram na hora. "Até pela gravidade dos ferimentos eles não conseguiram sobreviver. A investigação ficará a cargo da Cenipa”, reforçou. 
 
Os bombeiros atenderam a ocorrência em três viaturas e cinco militares. "Mas, quando chegamos ao local, o avião já estava completamente destruído", contou o chefe da operação. Os corpos foram levados ao Instituto Médico Legal (IML) de Patos de Minas para exame de corpo delito.

Hobby por voar 

Advogado de Marcos e amigo da família, Lucas Vianna contou ao  Correio que o médico tinha habilitação para pilotar aeronave e aos fins de semana gostava de voar com a família e os amigos. "Ele, inclusive, me convidou para ir uma vez, mas nunca tinha surgido a oportunidade", contou.
 
Em consulta ao site da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião aparece com a situação de aeronavegabilidade normal. De modelo RV-10, ela é do ano de 2013, foi fabricada pela Flyer Industria Aeronáutica LTDA e pesa 1.224 quilos.
 
O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) informou, por meio de nota, que realizará a "ação inicial de ocorrência envolvendo a aeronave". Isso significa que o centro começa, imediatamente, o processo de investigação, com o objetivo de coletar dados que possam revelar o que pode ter motivado o acidente. 
 
A nota diz que a investigação consiste em "fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos".