NOTÍCIAS

Sicredi firma parceria com municipio de Juína

05/08/2010

Fonte:o regional

O Ato de assinatura da parceria entre SICREDI e Secretaria municipal de Educação de Juína aconteceu nesta quarta-feira (04/08), no Colégio São Gonçalo Protagonista do lançamento do Projeto que aconteceu há três anos. O Programa "A União Faz a Vida" será Desenvolvido com o apoio da Secretaria de Educação, o programa de educação cooperativa tem por objetivo construir e vivenciar atitudes e valores de cooperação e cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes.

No município participarão das ações cerca de três mil alunos, envolvendo 180 professores. Segundo o vice - presidente da Cooperativa, Olírio Oberton, o Programa acompanha a expansão do SICREDI, e conta com um modelo nacional, construído de forma coletiva e com base na sua trajetória de sucesso. "Na prática, ele se dá quando a Cooperativa e a comunidade escolar se unem pelo interesse em desenvolver o Programa, que contempla a formação continuada dos educadores, através de encontros orientados pelas assessorias pedagógicas e da utilização dos cadernos da Coleção de Educação Cooperativa. Sua continuidade acontece com a realização de projetos coletivos desenvolvidos pela rede de cooperação, formada por agentes de desenvolvimento", afirma ele.

O prefeito de Juína, Altir Peruzzo, agradeceu o convite do SICREDI, ao observar que o Programa vem de encontro aos objetivos propostos pelo seu Governo no que se refere às áreas de Educação e Ação Social, bem como tem características de um projeto que integra ações de diferentes secretarias. " Quando recebemos o convite falei ao gerente da Unidade do SICREDI sobre a importância do Programa, parabenizei pela iniciativa, na qual apostamos. Precisamos educar nossas crianças, já que queremos um município cada vez mais promissor, com melhor qualidade de vida", disse o prefeito.

O Programa investe nas crianças e adolescentes para que, no futuro, sejam cidadãos capazes de empreender e construir, em conjunto, alternativas de desenvolvimento econômico, sócio-ambiental e cultural. "Através dele são fortalecidos os valores da cooperação e cidadania, por meio de ações cooperativas voltadas para as comunidades. ‘A União Faz a Vida" estimula a participação ativa dos pais e da comunidade na educação das crianças e adolescentes do município", observa Carlito Pereira, secretário de Educação.

Segundo o gerente da Unidade de Juína, Valdeir, “O SICREDI age de forma estratégica, articula com parceiros, apoiadores e assessorias pedagógicas para o desenvolvimento do Programa. Os parceiros são formalmente responsáveis pelo desenvolvimento do Programa nos ambientes educacionais. Têm o papel de implementar as práticas educativas para a construção e vivência de atitudes e valores de cooperação e cidadania”.

As Assessorias Pedagógicas são responsáveis pela formação continuada dos educadores, através de oficinas, que serão promovidas através da prática dos repertórios e Projetos de cooperação e cidadania. As crianças e adolescentes são o foco principal do Programa e os Educadores são fundamentais para o seu desenvolvimento.

São representantes da comunidade na busca de melhores condições para o desenvolvimento do Programa. Podem apoiar o Programa com recursos financeiros, materiais e humanos para a viabilização das ações do Programa.

O Programa A União Faz a Vida inicia-se na fase de articulação seguida pela de realização. A partir do terceiro ano, o Programa entra na fase de Desenvolvimento, que é contínua. É a fase de execução dos projetos. Os temas mobilizados serão aqueles de relevância social para a melhoria da qualidade de vida da comunidade e deverão dialogar com o objetivo e princípios do Programa, proporcionando a ação de empreender coletivamente.
Atualmente, em todo o Brasil, 199.043 crianças e adolescentes participam do Programa “A União Faz a Vida”. Em Mato Grosso, ele está presente nos municípios de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Água Boa, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, Tapurah, Feliz Natal e Juína.

Comentários:




TERMOS E CONDIÇÕES DE USO
Nome:
Email:
Endereço:
Comentário:

Facebook