ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Bióloga faz campanha na internet para conseguir doadores de medula óssea

Ela conseguiu uma equipe do Hemocentro de Goiânia que virá a região dias 28 e 29/09

Data: Sexta-feira, 13/09/2013 00:00
Fonte: De Barra do Garças - Ronaldo Couto/ Olhar Direto


Foto: Olhar Direto

Ela conseguiu uma equipe do Hemocentro de Goiânia que virá a região dias 28 e 29/09

 


A jovem de Barra do Garças Nadia Andrade da Cruz, 28 anos, lançou uma campanha na internet, para conseguir doadores de medula óssea na região do Araguaia e ampliar o Cadastro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome). Ela é um só mais um dos brasileiros que estão na fila aguardando um transplante de medula. 

 

Nadia é portadora de leucemia mielóide e decidiu agir tão logo descobriu a doença. Ela criou uma página no face para convencer as pessoas a se tornarem doadoras. Depois ela foi a luta e conseguiu outro feito bastante elogiado, a vinda de uma equipe do hemocentro de Goiânia nos dias 28 e 29/09 para efetuar os testes em Aragarças-GO facilitando a vida de quem mora na região e não tem como deslocar até a capital. Segundo Nadia, o teste de compatibilidade só é feito nas capitais do país. 



A intenção é ampliar o número de doadores junto ao Redome. “Além de mim existem várias pessoas na fila aguardando um doador que pode salvar a vida de um paciente com leucemia ou linfoma”, completou Nadia que acredita na cura do caso dela e de outros e citou o exemplo do ator Reynaldo Gianecchini que enfrentou um tumor linfoma bastante agressivo e venceu. 



Para realizar a campanha dias 28 e 29/09, Nadia conseguiu também o apoio do prefeito de Aragarças, Aurélio Mendes; do prefeito de Barra do Garças, Roberto Farias e da secretária-adjunta da Saúde, Sônia. Ela decidiu recorrer a imprensa para ampliar a campanha e pediu para os interessados em participar procurem o hemocentro de Cuiabá para o teste de compatibilidade. 



Nadia explicou que o teste é rápido e consiste em tirar uma amostra do sangue do candidato a se tornar doador. A medula óssea produz componentes vitais para o sangue como se fosse o tutano e fica no interior dos ossos. Podem se tornar doadores, pessoas de 18 a 55 anos. O Redome precisa urgentemente de 1.050 doadores. Quando for tirar o sangue não há necessidade de estar em jejum, grávida e diabético também podem doar. 



Nádia descobriu que está com leucemia há um ano e meio e faz tratamento de quinze em quinze dias em Goiânia. Ela é formada em biologia e foi bolsista da UFMT e reside no bairro Santo Antônio e está casada há um ano. 



Nadia colocou um fórum sobre esse assunto no face, ‘Cadastramento no Redome’ para quem quiser mais informações pode ligar no telefone (66) 9241 3850. As chances de conseguir um doador compatível são de uma para 100 mil, mas essa proporção pode cair se houver mais conscientização das pessoas.