ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Câmara aprova campus da UFMT para Alta Floresta e Água Boa

Data: Quarta-feira, 02/10/2013 00:00
Fonte: Só Notícias com Carolina Alves (foto: assessoria/arquivo)

 

 

 

Foto

A Comissão de Educação da Câmara, aprovou, esta manhã, dois Projetos de Lei (4518/12 e 4521/12), do deputado federal Nilson Leitão (PSDB), que criam campus universitários nos municípios de Alta Floresta, no Nortão, e Água Boa, na região Araguaia. "O projeto que proponho trará grandes benefícios para os municípios. Além de fornecer o ensino superior à população sem que os alunos necessitem de se deslocar, os cursos vão gerar conhecimento necessário para que esses futuros profissionais possam, posteriormente, fornecer mão de obra qualificada para a região" argumenta Leitão.

 

O objetivo do parlamentar é fomentar a extensão universitária, por meio de cursos ministrados pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT, fornecendo ensino superior de qualidade para que seja possível desenvolver o conhecimento e a pesquisa em diferentes áreas.

 

Leitão defende que a expansão é uma necessidade prioritária para um estado onde as distâncias entre municípios são exorbitantes. "Em um Estado continental como o Mato Grosso, onde as distancias são absurdas, a implantação dos campos nessas duas cidades significa polarizar mais de 10 ou 15 municípios que ficam na região", diz.

 

Atualmente, a UFMT possui quatro campis pelo estado - Cuiabá, Rondonópolis, Médio Araguaia e Sinop - onde oferece 55 cursos regulares de graduação, 12 cursos de mestrado e 03 cursos de doutorado. Para o campus de Sinop, o deputado também é autor do pedido para instalar o curso de Medicina, previsto para 2014.