ARIPUANÃ, Sábado, 18/05/2024 -

NOTÍCIA

Com jogo marcado na Arena, Rússia poderá ser excluída da Copa do Mundo, por conta da invasão na Ucrânia

Data: Sábado, 08/03/2014 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Wesley Santiago

A seleção russa pode não vir mais para Cuiabá, disputar um dos jogos da fase de grupos da Copa do Mundo. Isso se o pedido de dois senadores americanos for aceito pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter. Os políticos pediram a suspensão da Rússia como um país-membro da entidade, o que impediria a participação no Mundial e tiraria o direito de sediar a próxima edição do evento.


 
Segundo o The Wall Street Journal os senadores, Mark Kirk e Dan Coats, assinaram juntos o documento que pede a suspensão do país. Segundo eles a invasão da Crimeia, na Ucrânia é tratada como violação a soberania de outro país. Esta ação, segundo os senadores, fere o estatuto da Fifa que proíbe a discriminação contra qualquer país com base na política ou na origem étnica.



Tal ação já aconteceu durante a Eurocopa de 1992 e foi citado como caso precedente pelo Senador. Na ocasião a Iugoslávia foi suspensa e o país excluído da principal Copa do continente europeu.

 

“Desde o momento em que a Rússia mostrou de maneira similar, a falta de respeito declarada aos princípios fundamentais da Fifa e aos direitos internacionais, esperamos que o senhor esteja de acordo em que o país não merece a honra de ser anfitrião da Copa do Mundo ou participar dela”, diz parte do texto enviado ao presidente da Fifa.



Os russos estão no grupo H do Mundial de 2014 junto com Argélia, Bélgica e Coréia do Sul. Este último será o adversário da seleção russa, na Arena Pantanal, em Cuiabá. O país foi escolhido para sediar os jogos da Copa do Mundo de 2018. Fato curioso é que os norte-americanos podem enfrentar os russos nas fase de oitavas, dependendo do posicionamento das seleções nas chaves. 


Com informações da EFE.