ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Vereadores de Colniza aprovam Projeto de Implantação da Faculdade (UNIP)

Data: Segunda-feira, 24/03/2014 00:00
Fonte: Eduardo Moraes-Colnizamtnoticias/Juina Agora

 

A Câmara Municipal, de Colniza aprovou sexta-feira 21/03 o projeto de Lei n:003/2014 que autoriza o Poder Executivo Municipal a firmar termo de Convenio com a Escola Politécnica do Noroeste e também com a UNIP, o qual tem por objetivo instituir a parceria entre a POLITEC e o município de Colniza. 


Logo após a comissão dar o voto favorável o projeto foi para a votação e todos aprovaram, o parlamentar Mirão agradece a todos os vereadores que votaram unanime na sua indicação mostrando que o Poder Legislativo está unido em prol do nosso município.


Com a aprovação do projeto serão beneficiados mais de 200 alunos em nosso município, que se deslocam até a Cidade de Juína para participarem das aulas e provas, no entanto com a instalação do Polo em Colniza irá beneficiar também alunos de Nova União e Guariba, além da entrada de novos alunos.


Já aluna Rose da link informática que está cursando a faculdade de Estudos Sociais se mostrou muito feliz com a aprovação do projeto, segundo ela devido o auto custo das despesas até Juína os alunos realizam rifas para poder ajudar na alimentação e deslocamento com ônibus.


Já no período da tarde o Prefeito Assis Raupp (PMDB) conversou no gabinete com a presidente da POLITC senhora Neide, Assessor Jurídico da Prefeitura doutor Dilermando Thiesen e com o Vereador Mirão (PDT).


Com a aprovação da lei, facilitará a vida dos alunos de Colniza que já estão cursando a UNIP no entanto os alunos terão ainda que aguardar o MEC vim fazer a vistoria e liberação para que Colniza se torne um polo.


A futura Faculdade poderá dar continuidade nos processos para se estabelecer na cidade e ofertar opções diferentes aos estudantes.


De acordo com a presidente da POLITEC, e representante da UNIP senhora Neide, entre os cursos pleiteados por alunos de Colniza estão Administração, Matemática, Pedagogia, Letras entre outros. “Não estamos vindo para confrontar ninguém, mas para estabelecermos parcerias saudáveis e oferecer oportunidade de novos cursos em Colniza e participar do desenvolvimento do município”, destacou a presidente que esclareceu a todos a situação legal da faculdade, e a tramitação do pedidos junto ao MEC.


Segundo o Parlamentar Ademir de Souza Macedo (Mirão), a ideia já vinha sendo trabalhada e discutida desde o ano de 2013, quando foram realizadas vários levantamentos sobre a educação em nosso município, onde houve vários deslocamento do vereador até a cidade de Juína, para trazer a implantação até o nosso município.” Colniza precisa ser pensada como uma cidade polo, nossas ações precisam ser grandes, quebrando paradigmas e obstáculos políticos para que o desenvolvimento venha em todas as áreas, educacional, cultural, esportiva, o que culminará com certeza, no desenvolvimento econômico, o que trará melhoria na vida dos colnizenses, com geração de novos empregos e renda." Ressaltou Mirão.