ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

No dia da visita de Joaquim Barbosa, taxistas param Maceió

Capital alagoana amanheceu com trânsito caótico; categoria alega "perseguição" de agência reguladora

Data: Terça-feira, 15/04/2014 00:00
Fonte: TERRA/ Odilon Rios

No dia da visita do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa a Maceió - que chegou no final da tarde de ontem -, a capital alagoana amanheceu com um trânsito caótico. Taxistas bloquearam todas as saídas da cidade, em protesto contra fiscalizações na Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal). A paralisação iniciou ontem, mas nesta manhã de terça ganhou maior adesão da categoria, que acusa o governo de “não deixar os taxistas trabalharem”.


Alguns acessos em direção a Pernambuco e Sergipe também estão bloqueados. Quem é passageiro e pretende sair de Maceió ao interior do Estado é orientado a voltar para casa.


De acordo com o Sindicato dos Taxistas, os protestos acontecem porque as fiscalizações da Arsal não têm respaldo jurídico. Eles querem trafegar em outras cidades, enquanto a agência pune quem transporta passageiros de uma cidade a outra sem fretamento autorizado pelo órgão.


O Centro de Gerenciamento de Crises da Polícia Militar tenta desbloquear os acessos a Maceió. O trânsito na capital está comprometido, em especial na parte alta, no acesso ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, por onde o presidente do STF, ministro Joaquim Barbosa pousou, em avião da Força Aérea Brasileira (FAB), na tarde desta segunda-feira, para uma visita ao Neas, uma unidade de internação de menores. Barbosa fez a mesma visita em Salvador, também a uma unidade de menores.   


Manifestações só encerraram ontem com chegada do Bope
Estão interditadas os dois sentidos da BR 104 , nas imediações do aeroporto; a AL 101 Norte, nas imediações de Matriz do Camaragibe; BR 316, na entrada de Pilar e AL 101 Sul, em Marechal Deodoro.


No dia de ontem, os taxistas bloquearam a Rua Cincinato Pinto, em frente à Arsal, e provocaram transtornos no Centro da cidade. A manifestação só foi encerrada com a chegada do Bope. Não há previsão de liberação das vias hoje, já que os taxistas se recusam a negociar com o presidente da Arsal, Waldo Wanderley.