ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT: agente de trânsito agride motorista após ser mordido

Delegado que atendeu ocorrência viu os envolvidos como "alguém que estava trabalhando e não aguentou desaforo e alguém que não queria ser multado e reagiu com violência"

Data: Sexta-feira, 11/07/2014 00:00
Fonte: TERRA/ Keka Werneck

Agente de trânsito e motorista brigam em rua de Cuiabá; veja
Clique no link para iniciar o vídeo

Agente de trânsito e motorista brigam em rua de Cuiabá; veja



O agente de trânsito de Cuiabá Luiz Cláudio Nunes da Silva, 45 anos, deu vários socos em umvendedor, depois que ele, para não ser multado, mordeu com violência o dedo do agente, que tentava puxar o bloco de notificações. A confusão aconteceu no centro da cidade, na manhã desta quinta-feira.


O vendedor Ezequiel Cândido, 40 anos, estacionou o carro em local irregular. Quando voltou para dar a partida, deparou-se com o agente anotando os dados do veículopara emitir a multa. Tentou puxar a notificação, mas, como o agente não soltou o documento, o motorista do carro mordeu o dedo dele, que, em seguida, partiu para cima do motorista.


Agente foi mordido ao tentar aplicar multa em motorista
Foto: Reprodução

O vídeo, que mostra uma parte da briga, e a foto do dedo mordido estão circulando no Whatsapp e no Facebook. Na hora da confusão, populares tentaram acalmar o agente de trânsito para que ele parasse de agredir o motorista. Como não conseguiram, acionaram a Polícia Militar. Ambos foram encaminhados à Segunda Delegacia do Carumbé, uma central de flagrantes.


O delegado que atendeu à ocorrência, Ivar Polesso, vê os dois envolvidos no caso como "alguém que estavatrabalhando e não aguentou desaforo e alguém que não queria ser multado e reagiu com violência". Ambos os envolvidos na briga foram autuados e se comprometeram à comparecer em audiência.


O agente Luiz Claudio não quis falar com a imprensa. Ele vai responder em liberdade por lesão corporal. O Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) já foi encaminhado ao Juizado Especial, onde tramitam crimes de menor potencial ofensivo.


O vendedor também vai responder no mesmo TCO por posse de entorpecente, porque a PM encontrou umcigarro de maconha no carro dele, desacato e lesão corporal.

A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTU) vai abrir sindicância para apurar a conduta do agente de trânsito na Corregedoria Geral do Município, que é o órgão que apura casos de servidoresenvolvidos em alguma intercorrência, seja para absolver, advertir e, se for o caso, até exonerar. Na sindicância, o agente vai ter a chance de apresentar sua defesa.


Rotina de agressões
O Sindicato Municipal dos Agentes de Trânsito e Transporte de Cuiabá afirmou que vai emitir uma nota pública em favor de Luiz. “Ele é tranquilo e responsável e só agiu em legítima defesa, porque o motorista puxou a notificação da mão dele e mordeu o dedo dele com muita violência”, argumenta o vice-presidente do Sindicato, Sandoval Júnior. Conforme ele, agressões contra os agentes de trânsito, que em Cuiabá são chamados de “amarelinhos”, é rotina. 

 

Foram registrados pelo menos 200 casos, em pouco mais de dois anos, desde que essa categoria vem atuando no controle do trânsito na capital. “Isso tem aumentado cada vez mais”, reclama.


O sindicalista no entanto admite que a orientação da Prefeitura de Cuiabá é para que os agentes que sejam atacados não reajam e sim chamem a polícia, para que os agressores respondam criminalmente. “Já há inclusive váriosmotoristas condenados a pagar cestas básicas e prestar serviço comunitário como pena alternativa”.


Em Cuiabá, 180 “amarelinhos” atuam na fiscalização do trânsito.