ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Corpo do escritor João Ubaldo Ribeiro é enterrado no Rio de Janeiro

oão Ubaldo foi enterrado no Mausoléu dos Importais da Academia Brasileira de Letras

Data: Sábado, 19/07/2014 00:00
Fonte: Correio 24 Horas

O escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, que morreu na madrugada desta sexta-feira (18), foi enterrado na manhã deste sábado (19) no Mausoléu dos Importais da Academia Brasileira de Letras (ABL), localizado no Cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Antes do enterro, a tampa do caixão foi reaberta para que a viúva, Berenice Ribeiro, se despedisse.


Uma cerimônia religiosa foi celebrada mais cedo, às 8h, na ABL, com discurso de despedida do acadêmico Domício Proença Filho, que disse que João Ubaldo "partiu de surpresa".

 

Embaixo do fardão da Academia, escritor vestia camiseta com a estampa de Itaparica, onde nasceu. Foto: Divulgação


O escritor João Ubaldo Ribeiro morreu na madrugada desta sexta-feira (18), vítima de um problema no pulmão. O baiano, que nasceu na Ilha de Itaparica, tinha 73 anos e estava em casa no momento em que teve uma embolia pulmonar.


João Ubaldo Osório Pimentel Ribeiro morava no Leblon, Zona Sul do Rio de Janeiro e era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras desde 1993, quando se tornou sucessor de Carlos Castello Branco.


Entre as suas obras mais famosas estão "Viva o povo brasileiro", "A arte de roubar as galinhas", “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos” e “A casa dos budas ditosos”. Em 2008, o escritor ganhou o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura brasileira.


Além de escritor, o baiano era jornalista, roteirista e professor. João era formado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), mas nunca exerceu a profissão como advogado. Entre outras atividades, foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Ufba, além de ser professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador (Ucsal).