ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Ararath: Eder Moraes é transferido algemado a Cuiabá para depor na justiça

Data: Quarta-feira, 23/07/2014 00:00
Fonte: Só Notícias/Gazeta Digital (foto: Só Notícias/arquivo)




O ex-secretário estadual de Fazenda, Eder Moraes (PMDB) chegou, há pouco, na capital, onde vai depor em audiências amanhã e sexta-feira, da Operação Ararath, que resultou em sua prisão, em 20 de maio. Ele veio em voo da TAM, desceu algemado com uma blusa sobre as mãos para esconder algemas e escoltado por dois policiais.


Ele está há 64 dias que preso Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, por decisão do STF. A autorização para transferi-lo a Cuiabá é do juiz federal Jeferson Schneider.


Há outras audiências prevista paras dias 31 dia 1º de agosto também na sede Justiça Federal. Eder deve retornar ao Complexo Penitenciário da Papuda, no dia 2.


Na primeira audiência de instrução, que aconteceu no dia 03 de julho, somente o empresário da rede de postos de combustíveis, Júnior Mendonça, delator premiado da Operação, desencadeada pela Polícia Federal, prestou depoimento. Moraes acompanhou por videoconferência, direto do presídio.


A Operação Ararath investiga prática de crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. A acusação contra Mendonça é por operar um banco clandestino que financiava empréstimos milionários a político de Mato Grosso. Já contra Eder é por ser o interlocutor e o cabeça dos esquemas. O empresário não é réu no processo, somente Eder, sua esposa Laura Tereza da Costa Silva, o ex-secretário adjunto de Fazenda, Vivaldo Lopes e o superintendente do Bic Banco MT, Luiz Carlos Cuzziol.