ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Cera, derrota e festa: Nacional perde para Defensor, mas vai para a decisão

Paraguaios abdicam do jogo, se fecham, perdem por 1 a 0 para uruguaios em Montevidéu, mas garantem lugar em sua primeira final de Libertadores

Data: Quarta-feira, 30/07/2014 00:00
Fonte: Por GLOBOESPORTE.COM

A cada caída em campo, laterais e tiro de metas cobrados, e faltas obtidas pelo Nacional-PAR, o torcedor do Defensor se desesperava. E o do Nacional-PAR aumentava sua apreensão. Assim, e com a sorte ao lado, os paraguaios terminaram o jogo com apenas três finalizações contra 23 dos uruguaios, derrota por 1 a 0, mas com a missão cumprida. O revés pelo placar mínimo nesta terça-feira, no estádio Centenário, em Montevidéu, garantiu ao Nacional Querido um lugar na final da Libertadores de 2014. Um lugar na história do futebol paraguaio, que terá seu segundo representante na decisão.

 

Luna, que entrou no segundo tempo, fez o único gol do jogo, que teve ainda duas bolas na trave para os donos da casa - uma delas aos 45 minutos da segunda etapa, no momento mais emocionante da partida. O tento não foi suficiente para os uruguaios. No confronto de ida, em Assunção, o Nacional-PAR venceu por 2 a 0. O Tricolor segue fazendo história, que começou a ser escrita ainda na classificação para as oitavas de final, algo que já era inédito para o time de Gustavo Morinigo. Em suas quatro participações anteriores, o Querido nunca havia avançado da primeira fase da Libertadores. Agora, a equipe é a segunda do Paraguai a atingir a final. Antes, apenas o tricampeão Olimpia havia atingido tal feito.


comemoração do Nacional-Pr contra o Defensor (Foto: Agência Reuters)Alegria na derrota: jogadores do Nacional-PAR comemoram classificação (Foto: Agência Reuters)

O Nacional-PAR agora espera o vencedor do confronto entre San Lorenzo e Bolívar. Os argentinos venceram o primeiro jogo por 5 a 0 e também estão próximos de sua primeira final. O duelo entre a equipe de Almagro contra os bolivianos será nesta quarta, em La Paz, às 21h15. Caso se confirme a classificação do Ciclón, será a final com os times de pior campanha na primeira fase da Libertadores.


Os dois jogos da final serão nos próximos dias 6 e 13 de agosto. O Nacional-PAR fará o jogo de ida, já que tem o pior desempenho de todos os 16 times que avançaram para o mata-mata da competição.


Cera, tensão e alívio

Se a pouca presença da torcida no Centenário já era simbólica, o silêncio dela na primeira etapa foi ainda mais. Defensor e Nacional-PAR pouco produziram nos primeiros 45 minutos. Os uruguaios usavam a bola parada – foram 10 escanteios. Gedoz e De Arrascaeta, duas vezes, até assustaram Ignacio Don em bolas alçadas na área, mas não chegaram a criar uma grande ameaça aos paraguaios. O Tricolor, por sua vez, aproveitava qualquer segundo que tinha. Cobranças de lateral, tiro de meta e faltas viravam uma novela na mão dos jogadores do time de Gustavo Moringio, que praticamente não chegou ao gol de Campaña.


Adrian Luna comemora gol do Defensor contra o Nacional-PR (Foto: Agência Reuters)
Adrian Luna comemora gol do Defensor: não foi o
suficiente (Foto: Agência Reuters)

O segundo tempo não começou diferente. A estratégia uruguaia continuava sendo os cruzamentos, com alguns chutes de longa distância esporádicos. A insistência da equipe viola foi recompensada aos nove minutos. Após lançamento de Fleurquin, Arrascaeta recebeu na direita e cruzou rasteiro para o chute de Luna: 1 a 0 para os donos da casa. Com a desvantagem, o panorama da partida foi potencializado.


Os paraguaios se fecharam mais, e o chuveirinho viola intensificado. Foram 16 escanteios para os donos da casa no total. A pressão era grande. Gedoz botou a bola na trave, Ignacio Don fez defesas importantes, e a apreensão aumentava e gerava a incerteza do que estava por vir. Até que, aos 45 minutos, Herrera, da pequena área, chutou no travessão. Era o sinal definitivo de que o dia era tricolor, e não violeta. O Nacional-PAR manteve uma retranca de risco, mas que fez efeito ao final: placar mantido até o fim, e campanha marcada na história.