ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Roupa Suja - A Rocinha que não aparece nos comerciais do governo

Data: Sexta-feira, 29/08/2014 00:00
Fonte: Jornal do Brasil Davison Coutinho

A Rocinha, maior favela da América Latina, onde residem aproximadamente 200 mil moradores, é caracterizada como uma comunidade bem desenvolvida frente a algumas outras. Os caminhos e ruas principais da favela apresentam construções de casas e prédios que não revelam a falta de estrutura e pobreza que reside nas áreas mais carentes.


O Governo investiu milhões no PAC 1 e agora serão investidos bilhões no PAC 2, mas a localidade conhecida como Roupa Suja continua invisível ao olhos dos que nos governam em todos esses anos. O resultado desse descaso é um local sem nenhuma infraestrutura, valas e esgotos abertos, encanação de água precária, difícil acesso e acúmulo de lixo.


Davison Coutinho
Davison Coutinho


Os locais como a Roupa Suja e Macega deveriam ser prioridades absolutas nos investimentos na Rocinha. Não é justo que essas localidades continuem invisíveis. São centenas de famílias que ali habitam, entre crianças, idosos e até mesmo deficientes que encontram os maiores obstáculos no dia a dia. Além desses lugares serem classificados como áreas de maior perigo em confrontos.


Essa é a prova de que, enquanto o povo viver na miséria e no descaso, a paz não será possível.


Em uma caminhada nesses lugares pude conhecer as creches comunitárias que com muita precariedade cuidam das crianças para que os pais possam trabalhar. Cuidadoras e crecheiras que não recebem desde abril por burocracias da Prefeitura e estão perdendo suas casas por falta de pagamento do aluguel, algumas passando fome. É uma vergonha tão grande que é impossível de desabafar.


Com todos esses problemas e falta de respeito, com todos esses moradores vivendo às margens da pobreza e assistindo dentro de sua simplicidade aos casos de corrupção que se repetem a cada dia, é impossível se pensar em paz. Essa área e outras da Rocinha é onde residem a maioria dos moradores da favela que você não vai ver nos comerciais do Governo.