ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

No AM, inscrições para vestibular e SIS da UEA terminam nesta semana

Universidade tem seis novos cursos; inscrições vão até terça-feira (30). Provas serão realizadas em novembro; vagas são para capital e interior.

Data: Segunda-feira, 29/09/2014 00:00
Fonte: Do G1 AM

 

 
Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), da UEA (Foto: Divulgação/UEA)
Provas do vestibular e SIS serão em novembro
(Foto: Divulgação/UEA)

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) vai oferecer seis novos cursos no Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS) deste ano. As inscrições terminam nesta terça-feira (30). Pela primeira vez, os processos seletivos da instituição oferecem vagas para os cursos de Farmácia, Engenharia de Materiais, Engenharia Eletrônica, Tecnologia em Jogos Digitais, Bacharelado em Química e Sistemas de Informações.


No total, a UEA oferece 84 cursos em Manaus e em 17 centros e núcleos nos municípios do estado. Para acesso em 2015, o Vestibular e o SIS oferecem 3.964 vagas, sendo 1.224 na capital, 2.568 no interior e 172 para indígenas.

 

Atualmente, existem 17 centros e núcleos da UEA no interior nos seguintes municípios: Boca do Acre, Careiro Castanho, Carauari, Coari, Eirunepé, Humaitá, Itacoatiara, Lábrea, Manacapuru, Manicoré, Maués, Novo Aripuanã, Parintins, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga e Tefé.


As provas do SIS acontecerão no dia 14 de novembro e as do Vestibular, nos dias 15 e 16 de novembro. As provas serão realizadas com início às 13h (horário de Manaus).


Além das provas de Conhecimentos Gerais, os candidatos aos cursos de Música, Dança e Teatro também serão submetidos à Prova de Habilidade Específica, de caráter classificatório e eliminatório. A prova será realizada na Escola Superior de Artes e Turismo (Esat), localizada na Rua Leonardo Malcher, 1728, bairro Praça 14, em Manaus.


Segundo a UEA, a criação dos cursos é feita com base em estudo sobre as necessidades que os municípios apresentam e que podem interferir em qualidade de vida, emprego e renda para a população. “Precisamos entender a vocação regional daquele município ou daquela mesorregião do ponto de vista de novas profissões e que cenário isso nos traz do ponto de vista de empregabilidade”, informou o reitor da UEA, Cleinaldo Costa, por meio de assessoria.