ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Comércios de MT são fiscalizados em operação do Dia das Crianças

No ano passado, produtos com irregularidades foram apreendidos. Fiscalização segue até a próxima sexta-feira (3).

Data: Quarta-feira, 01/10/2014 00:00
Fonte: Do G1 MT

Cerca de 70 estabelecimentos comerciais da Grande Cuiabá serão fiscalizados entre esta  terça-feira (30) e a próxima sexta-feira (3) na operação 'Dia das Crianças', realizada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A ação será executada pelo Instituto de Pesos e Medidas de Mato Grosso (Ipem-MT). O objetivo da fiscalização é reduzir a venda de brinquedos e produtos de uso infantil fora dos padrões de certificação e da conformidade.

 

De acordo com o coordenador de Avaliação de Conformidade do Ipem, Bento Bezerra, nesta ação serão fiscalizados brinquedos, bicicletas de uso infantil, cadeirinha de crianças para transporte em carros e berços infantis.


No ano passado, mais de 12 mil produtos foram fiscalizados em Cuiabá, Várzea Grande, Colniza e Aripuanã. Nesta operação, dos 150 produtos retirados do mercado por alguma irregularidade, 34 foram reprovados, o que representa 1,45% de irregularidades.


"Os pais ou responsáveis devem ficar atentos e observar sempre se há o Selo do Inmetro na embalagem dos brinquedos ou no próprio produto. Também é importante ficar de olho na faixa etária indicada e comprar somente brinquedos compatíveis com a idade da criança", afirma Bento.


O coordenador disse que a presença do selo do Inmetro garante que ele passou por testes de toxidade do material utilizado e por avaliações de segurança em relação ao seu formato. As descrições contidas nas embalagens devem estar legíveis, visíveis e em idioma nacional.