ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Papa diz que não é preciso 'temer a novidade'

Data: Sábado, 18/10/2014 00:00
Fonte: Agência ANSA

Cerca de 70 mil pessoas participaram neste domingo (19) da missa celebrada na Praça de São Pedro, no Vaticano, pelo Papa Francisco que marcou o encerramento do Sínodo de Bispos Extraordinário para a família e a beatificação de Paulo VI.    


"Não é preciso ter medo da novidade e das surpresas de Deus", disse o Papa durante a homília que encerrou o encontro. "Deus não tem medo das coisas novas. Por isso ele nos surpreende constantemente, abrindo os nossos corações e nos guiando por caminhos inesperados", acrescentou.    


Neste domingo foi encerrado oficialmente o Sínodo Extraordinário sobre a Família que reuniu no Vaticano 253 bispos e membros da Igreja Católica. Entre os temas mais polêmicos da reunião esteve uma maior aceitação dos gays dentro da religião e a questão da comunhão de divorciados que casaram novamente.     


Não houve, no entanto, consenso dentro da assembleia sobre os dois temas, que dividiram os cardeais, sendo deixados de lado no texto final do encontro, aprovado neste sábado, dia 18.  

 

O documento disse que "os homens e as mulheres com tendências homossexuais devem ser acolhidos com respeito e delicadeza". O Relatio Synodi, no entanto, apontou que "não existe fundamento algum para assimilar ou estabelecer analogias, ainda que remotas, entre as uniões homossexuais e o plano de Deus sobre o matrimônio e a família".    


O tema da comunhão para os divorciados que voltaram a casar, por sua vez, "deve ser aprofundado, tendo em conta a distinção entre a situação objetiva de pecado e as circunstâncias atenuantes", destacou o documento final.