ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

2º turno: TRE-AC orienta eleitores sobre prioridade na hora da votação

Lista de prioridades segue orientação do Código Eleitoral Brasileiro. Segundo turno das eleições ocorre no dia 21 de outubro.

Data: Segunda-feira, 20/10/2014 00:00
Fonte: Do G1 AC

  

Casal de idosos vota junto em Rio Branco (Foto: Aline Nascimento/G1)
Idosos têm prioridade na hora da votação
(Foto: Aline Nascimento/G1)

Eleitores maiores de 60 anos, enfermos, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes têm preferência para votar. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC), a determinação está prevista no Código Eleitoral Brasileiro. Para não haver dúvidas sobre as pessoas que têm prioridade, o órgão vai colocar cartazes em todas as seções do estado. O segundo turno das Eleições 2014 ocorre no dia 21 outubro. 


O TRE-AC orienta os eleitores que se enquadram nesses casos a se dirigirem para o início da fila, a fim de terem o direito de votar respeitado. Candidatos, juízes eleitorais e seus auxiliares, servidores da Justiça Eleitoral, promotores eleitorais e policiais militares em serviço, também têm prioridade.


Sobre o segundo turno
Quem deixou de votar no primeiro turno das eleições pode votar no segundo normalmente, segundo o TRE-AC. A justificativa para aqueles que deixaram de votar pode ser apresentada até 4 de dezembro em qualquer cartório eleitoral.


Apesar do horário de verão, a votação ocorre em todo o Acre no mesmo horário do primeiro turno, das 8h às 17h. Para votar o eleitor deve levar um documento de identidade oficial com foto e o título de eleitor, ainda que vote em cidade que já possui o sistema biométrico.