ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Pistorius é sentenciado a 5 anos de prisão por morte de namorada

Data: Terça-feira, 21/10/2014 00:00
Fonte: Reuters

 

Uma corte sul-africana sentenciou nesta terça-feira o atleta olímpico e paralímpico Oscar Pistorius a 5 anos de prisão pela morte de sua namorada, Reeva Steenkamp, no ano passado.


O advogado da família de Reeva, Dup De Bruyn, declarou em seguida que a pena foi a sentença correta, e acrescentou que "foi feita justiça".


A família de Oscar Pistorius "aceita" a pena de cinco anos de prisão dada pela Alta Corte de Pretória, disse Arnold Pistorius, tio de velocista.


"Oscar vai acolher essa oportunidade de pagar à sociedade", disse ele em um breve comentário a jornalistas antes de pedir à mídia que respeite a privacidade da família.


No ponto culminante de um dos julgamentos de assassinato mais acompanhados na história recente, o atleta, de 27 anos, foi levado em seguida pelos policiais para celas localizadas debaixo do tribunal, em Pretória.


Pistorius enxugou os olhos quando a juíza Thokozile Masipa proferiu a sentença de prisão por homicídio culposo.


Masipa -a segunda mulher negra a se tornar juíza na África do Sul- disse que a sentença deveria ser "justa e razoável para a sociedade e o acusado".


O advogado de defesa de Pistorius, Barry Roux, disse esperar que o atleta cumpra apenas 10 meses da sentença de cinco anos atrás das grades, e o restante em prisão domiciliar.


No entanto, a procuradoria pública da África do Sul contestou tal opinião, dizendo que Pistorius teria de cumprir pelo menos um terço de sua sentença na prisão -o equivalente a 20 meses. 

 

Em uma acusação separada pela qual Pistorius também foi condenado, Masipa proferiu uma sentença suspensa de três anos.


Reeva morreu quase instantaneamente quando Pistorius disparou quatro tiros através de uma porta de banheiro em sua luxuosa casa em Pretoria, em fevereiro do ano passado. Pistorius declarou tê-la confundido com um intruso.


Conhecido como "Blade Runner" por causa de suas próteses de fibra de carbono, o atleta se tornou um dos maiores nomes do atletismo mundial nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, quando chegou às semifinais dos 400 metros contra atletas sem deficiência.


(Reportagem de Joe Brock)