ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Cipem apoia evento florestal da Unemat

Evento florestal da Unemat tem o apoio do Cipem

Data: Sexta-feira, 24/10/2014 00:00
Fonte: Da Assessoria

O Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem) é uma das entidades apoiadoras da 6ª Semana Florestal, realizada pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) em Alta Floresta nesta semana. 

 

Iniciado na segunda-feira (20.10) o evento contou com a participação do diretor executivo do Cipem, Álvaro Leite.  Em sua palestra, realizada na última terça-feira (21), ele discorreu sobre o cenário atual e as perspectivas para o setor de base florestal em Mato Grosso.  Além de estudantes dos cursos de Engenharia Florestal e de Agronomia da universidade estadual, empresários e professores acompanharam a apresentação, num total de 198 participantes. 


“O apoio e participação do Cipem em eventos como esse é importante por nos permitir reacender os debates sobre o setor florestal e com foco na sustentabilidade”, sintetiza o diretor.  Em Mato Grosso, o setor de base florestal reúne 1,6 mil empresas e gera aproximadamente 100 mil empregos diretos e indiretos. As indústrias consomem em média 3,4 milhões de metros cúbicos de madeira, retirada de uma área total de 3,2 milhões de hectares averbados de manejo florestal. 


O presidente do Sindicato dos Madeireiros do Extremo Norte de Mato Grosso (Simenorte), Eleandro Kremmer acrescenta que a apresentação permitiu mostrar aos futuros profissionais e empresários locais o potencial ainda inexplorado do setor florestal no Estado, além de expôr a realidade atual. 


Para a professora doutora em Engenharia Florestal da Unemat, Tatiana Marques de Arruda o apoio do Cipem foi fundamental para esclarecer melhor como funciona a atividade florestal em Mato Grosso.  Ela lembra que no encerramento do evento, nesta sexta-feira (24.10), será realizado um Dia de Campo na Fazenda Bacaeri, no município, onde os estudantes conhecerão o funcionamento de uma empresa agroflorestal.  “Na propriedade é mantida uma indústria e os alunos poderão ver como funciona o processamento da madeira, por exemplo”.