ARIPUANÃ, Terça-feira, 19/03/2024 -

NOTÍCIA

AL/MT: Ao todo 43 proprietários de terras devem receber seus títulos de posse

Processos que requerem as regularizações de posse foram aprovados hoje na ALMT

Data: Quinta-feira, 30/10/2014 00:00
Fonte: AL/MT

“Analisamos 43 proposituras.  São processos (de regularização de ocupação fundiária) que tramitam em órgãos públicos há algum tempo e que foram analisados pela assessoria jurídica, cabendo a nós homologar para dar maior segurança aos proprietários de terras. São 43 proprietários que agora, com suas documentações, poderão pleitear financiamento, buscar linhas de crédito para desenvolver suas propriedades, dar  visibilidade comercial a seus trabalhos, gerar emprego e imposto para que o governo possa aplicar em melhorias em áreas como saúde , educação e estrada”. A avaliação que demonstra a importância dos trabalhos das comissões na Assembleia Legislativa partiu do deputado Nininho e foi proferida hoje, ao termino da reunião ordinária da Comissão de Agropecuária, Desenvolvimento Florestal e Agrária e de Regularização Fundiária.


Já o deputado Wagner Ramos lembrou que todas as proposituras foram analisadas tecnicamente, pela equipe técnica das comissões e que foram sanadas possíveis irregularidades para que os processos que vieram do Intermat agora possam ser cumpridos, concluídos e que possam assegurar a posse ao donos das terras. Para ele “ a AL cumpre o seu papel ao trabalhar com agilidade para desafogar processo que muitas vezes possam mais de 30 anos tramitando em vários órgão públicos e com isso cumpre a meta de sanar as irregularidades na questão fundiária”.  Já Pedro Satélite concluiu “ a comissão trabalha pela regualrização fundiária do Estado e para possibilitar a posse de suas terras para proprietários que agora poderão acessar financiamentos e desenvolver sua atividades geran do emprego e renda”.


A Comissão se reuniu na tarde de hoje. Os processos avaliados e aprovados foram de regularização de ocupação fundiárias dos seguintes requerentes: Carlos André Andrioni Salqueiro Lourenço do município de Juína; Mauro Maurino Helbel de Aripuanã; Carlos Travisam e outra de Nova Ubiratã; Albino Castilho Ruiz e outros de Nova Ubiratã; Marcelo Avalone de Aripuanã; Clayton Giani Bortolini de União do Sul; Mauro Junior Defende e outros de Campinápolis; Guillher Vigoto de Pedra Preta; Alexandre Demori de Peixoto de Azevedo; Gisseli Demori de Peixoto de Azevedo; Euclides Antoninho Demori de Peixoto de Azevedo; Iraci Carlos Camicia de Peixoto de Azevedo; Maerson Cristiano Vicianovski de Peixoto de Azevedo; Ricardo Cardoso da Silva de Paranaíta; César Golin de Cláudia; Juliana Bisco Ferreira da Silveira e Freitas de Peixoto de Azevedo; Edson Monteiro da Silva de Acorizal.


Ainda, Marcos Gustinelli de Novo Mundo; Altair José Dalla Cechia de Gaúcha do Norte; João Castilho Ruiz w outros de Nova Ubiratã; Lértio Francisco da Cruz de Peixoto de Azevedo; Geraldo Pegaroro Foresti de Gaúcha do Norte; Enger Imóveis LTDA de Rosário Oeste; Thais Mayarade Oliveira e Silva de Marcelância; Luis Roberto da Silva de Marcelândia; Dayhane Grosskeutz Daghum de Marcelândia; Daniel Cornélio da Silva de Marcelância; Rodrigo Palhares de Oliveira Silva; Alexandre Palhares de Oliveira e Silva de Marcelândia; Ricardo José de Oliveira e Silva de Marcelândia; Aline Amanda Horn Acheffer de União do Sul; Elcimar Gregório da Silva de Colniza.


Também,  Nercy Dezordi de Chapada dos Guimarães; Rafael Rodrigues de Jesus de Colniza; Lourival Gomes dos Santos de Juruena; Evandro Luna Falqueto de Marcelândia; Ivone Aparecida Godoy da Silva de Marcelândia; Gedean Alves Batista de Colniza; Luis Pereira dos Santos de Colniza; Solita Becker Correia de Coniza e Nino Di Loreto de Colniza.  Todos esses proprietários de terras deverão, em breve, ter acesso definitivo à toda documentação de posse de suas terras e ficarão aptos a lançar mão de linhas de financiamento para produzir, gerar empregos e renda em todo o Esatdo”, concluiu Nininho.