ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Portugal considera ser cedo para reconhecer estado da Palestina

Data: Sexta-feira, 31/10/2014 00:00
Fonte: DN.PT
Portugal considera ser cedo para reconhecer estado da Palestina
Fotografia © AFP PHOTO/JONATHAN NACKSTRAND

Rui Machete, ministro dos Negócios Estrangeiros português, afasta possibilidade de Portugal reconhecer oficialmente, para já, o Estado palestiniano.


O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, afasta para já a possibilidade de Portugal reconhecer oficialmente o Estado palestiniano, à semelhança da Suécia, considerando que devem manter-se as negociações entre Palestina e Israel.


A Suécia reconheceu na quinta-feira oficialmente o Estado da Palestina, informou a ministra dos Negócios Estrangeiros sueca, Margot Wallstrom, manifestando a esperança de que esta atitude "abra caminho para outros" países fazerem o mesmo.


Questionado sobre se o Governo português pondera fazer o mesmo, Rui Machete considerou que "por enquanto é cedo".


"Mantemo-nos fiéis à ideia de que é preciso construir dois Estados naquele território. Não pensamos que se deva interromper o processo de negociações até se alcançarem resultados sólidos. A partir daí, veremos, mas por enquanto é cedo para pensarmos nisso", declarou aos jornalistas na quinta-feira à noite, em Lisboa, à margem de um jantar promovido pela Câmara de Comércio Luso-Chinesa.


Enquanto os palestinianos saudaram a iniciativa, Israel convocou o embaixador sueco para expressar a sua desilusão e protestar. Há muito que Israel insiste que a Palestina só pode receber o prometido Estado através de negociações diretas e não através de outros canais diplomáticos.