ARIPUANÃ, Terça-feira, 16/04/2024 -

NOTÍCIA

Alunos desenvolvem projeto sobre a Dengue em escola de Aripuanã

Data: Quinta-feira, 18/12/2014 00:00
Fonte: Top News/Edson Prates

 

Em razão do grande índice de casos de dengue no município de Aripuanã, alunos e professores dos 2º Anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Maria Luiza do Nascimento, com apoio da direção, coordenação e agentes de endemias, estiveram empenhados na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti. Eles desenvolveram de forma interdisciplinar o projeto “Eu e a Dengue”, voltado para o esclarecimento de como se prolifera o mosquito Aedes Aegypti, os cuidados que se deve ter para não contrair a doença e como evitar e tratar a doença.

 

Durante a elaboração do projeto foram realizadas leituras de leite em livros de literatura infantil e gibis relacionados ao tema, onde os alunos aprenderam de forma prazerosa, em seguida eles assistiram vídeos sobre o ciclo de desenvolvimento do mosquito Aedes Aegypti, a transmissão da doença e os sintomas, enfocando neste os descuidos da população que geram graves consequências, prejudicando de forma involuntária a todos a sua volta.     

                                                                            

Profissionais da saúde (Agentes de endemias) em parceria com a escola realizaram palestras na escola para toda a comunidade escolar e posteriormente apenas com os alunos que estavam desenvolvendo o projeto, buscando levar a todos os presentes informações claras e precisas. No decorrer do projeto foram trabalhadas diversas produções de texto, leituras de leite, parodias, caça-palavras, cruzadinhas, situações problemas, trilhas, ilustrações e a confecção de mosquitos da dengue feitos pelos próprios alunos.

                                                                                             

No dia sete de setembro, os alunos desfilaram a caráter com o tema do projeto “Eu e a Dengue” com o objetivo de sensibilizar a toda sociedade presente. Durante o dia “D” aplicado como sugestão pela coordenação da escola, os alunos em mutirão realizaram uma limpeza no pátio da escola, o que os levou a refletir sobre a forma correta do destino do lixo e os perigos e males que eles geram ao meio ambiente se forem jogados ou depositados de forma incorreta. Logo após foram confeccionados gráficos relacionados à quantidade de lixos recolhidos e qual o período de decomposição de cada um jogado a céu aberto.


Em novembro deste ano, o projeto “Eu e a Dengue” foi considerado pelos avaliadores como sendo um dos melhores projetos apresentados na Feira Escolar de Ciências, Tecnologia, Inovação e Mostra de Experiências Pedagógicas do Município de Aripuanã, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Também teve o reconhecimento da Secretaria Municipal de Saúde, que através do secretário Junior Dalpiaz, parabenizou a iniciativa dos alunos e professores da Escola Maria Luiza.


Segundo a direção, o projeto contribuiu de forma significativa em relação ao ensino aprendizagem dos alunos, principalmente na área de língua portuguesa, através de suas produções e interpretações do que era solicitado, os mesmos passaram a se interagir mais uns com os outros durante os debates, confecção de cartazes e murais que posteriormente foram expostos no saguão da escola buscando levar informação e incentivo a leitura.