ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Setor madeireiro se reúne com deputados e demandas serão apresentadas para SEMA

Deputado Oscar Bezerra participou do encontro que debateu classificação da madeira e manejos sustentáveis

Data: Sexta-feira, 27/02/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

 


O setor madeireiro foi recebido nesta sexta-feira (27) para uma reunião com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), o deputado Oscar Bezerra (PSB) e o deputado Romoaldo Junior (PMDB). Participaram do encontro oito sindicatos e o Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). A dificuldade no avanço dos manejos sustentáveis foi a pauta do encontro.


O deputado Oscar Bezerra explicou que Mato Grosso está sendo prejudicado devido a classificação da madeira que voltou a ser obrigatória devido a uma liminar judicial.


“Nosso Estado é o único da Bacia Amazônica que utiliza a classificação da madeira e isso causa um enorme prejuízo para os nossos produtores, e uma enorme burocracia para o setor. A classificação da madeira havia sido suspensa no ano passado mas voltou a vigorar a base de liminar judicial”, explicou o parlamentar.


Com isso, ficou acertado que a Mesa Diretora da Casa de Leis através de sua Procuradoria irá buscar a derrubada da classificação da madeira.


“A participação da Assembleia Legislativa através da Mesa Diretora é fundamental, porque com a liminar reverteu a questão da classificação e vamos contestar para prevalecer a não classificação e consequentemente adequar o modelo da lei, para colocar o Mato Grosso no mesmo patamar dos outros Estado. Os nossos produtores não podem ser prejudicados”, reforçou o deputado.


Sobre a dificuldade dos manejos sustentáveis, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) havia justificado falta de quadro técnico. O secretário da Casa Civil Paulo Taques ordenou a contratação imediata em caráter emergencial de 25 técnicos que ficarão responsáveis apenas pelos manejos sustentáveis.


Uma reunião com a secretária da Sema, Ana Luiza Peterlini irá ocorrer na próxima quarta-feira (4), na sala da Presidência da Assembleia Legislativa às 10h, juntamente com o setor, sindicatos e parlamentares.


O tema será novamente a dificuldade encontrada pelo setor referente aos manejos sustentáveis. “A secretária irá apresentar uma resolução para o tema, tendo em vista que fizemos uma ligação comunicando todo o conteúdo discutido na reunião de hoje, e temos certeza que o governo do Estado fará o que estiver ao seu alcance para não causar prejuízos aos nossos produtores”, concluiu Oscar Bezerra.