ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Câmara aprova projeto que dificulta fusão de partidos

Data: Sábado, 28/02/2015 00:00
Fonte: Tribuna do Norte

 

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou projeto que cria quarentena para a fusão de partidos políticos. Incomodados com a intenção do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), de recriar o PL para fundi-lo com o PSD (partido formalizado em 2011), os deputados apoiaram a proposta do DEM que determina que um partido recém-criado precisa aguardar cinco anos a partir da obtenção do registro definitivo para fundir-se a outra legenda. A matéria será apreciada agora pelos senadores. 
 
 
Zeca Ribeiro
Mendonça Filho critica a “indústria de criação de partidos”Mendonça Filho critica a “indústria de criação de partidos”


O projeto restringiu ainda mais a criação, fusão e incorporação de partidos. O substitutivo apresentado na noite de quarta-feira, quando foi votado o texto principal, impede que eleitores filiados a siglas existentes assinem a ficha de apoiamento para a criação de nova legenda. O texto inibe a portabilidade pelo partido surgido do tempo de TV e do fundo partidário. Se o teor da proposta for confirmada no Senado, terá repercussão no Rio Grande do Norte, uma vez que está em articulação a adesão de deputados estaduais ao PL. O deputado Gustavo Carvalho (PROS) admitiu que deve ingressar na legenda partidária, caso seja realmente criada. 


“A gente quis restringir ainda mais a indústria de criação de partidos”, explicou o líder do DEM, Mendonça Filho (PE), que defende o projeto votado na Câmara. 


A liderança do governo e o PT liberou os aliados para votarem de forma autônoma. A bancada do PSD se manifestou contra a quarentena. “Isso é uma aberração jurídica”, afirmou em discurso o deputado Índio da Costa (PSD-RJ), citando o artigo 17 da Constituição, segundo o qual “livre a criação, fusão, incorporação e extinção de partidos políticos”. “Vai contra a Constituição. Livre é livre, não estabelece prazo”, disse Índio da Costa no final da votação. Segundo parlamentares do PSD, dirigentes do partido ligaram durante o dia para pedir que os parlamentares esvaziassem a sessão desta noite.


Chamada por alguns parlamentares de “Lei Kassab”, o projeto gerou divergências em plenário. Alguns deputados chegaram a propor que a matéria fosse encaminhada para a comissão especial da reforma política. “Lá é o foro competente e adequado. Não é oportuno que esse debate seja feito agora”, defendeu o deputado Rubens Pereira Júnior (PCdoB-MA). Em seu discurso contra o projeto, o deputado disse que tendência de fusão era inevitável na reforma política, principalmente num momento em que a Câmara trabalha com 28 siglas. O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rejeitou os apelos e manteve o assunto em pauta.


Nos discursos, os deputados favoráveis à proposta atacavam abertamente a movimentação política de Kassab. “Não podemos deixar brechas para que a lei seja descumprida”, disse o líder do PMDB, Leonardo Picciani (RJ). O peemedebista pregou a fidelidade partidária e disse que o Parlamento precisava dar uma demonstração de respeito à legislação.