ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Após aposentadoria dos irmãos Campos, DEM luta para não se tornar time pequeno e retomar grandeza

Data: Sábado, 28/02/2015 00:00
Fonte: Olhar Direto/ Ronaldo Pacheco

Foto: Maurício Barbant / ALMT

Dilmar Dal'Bosco é o único deputado do DEM em Mato Grosso e deve assumir a Executiva Regional.


Depois de ter sido o maior partido de Mato Grosso, nos áureos tempos do PFL, especialmente na primeira metade da década de 1990, quando tinha sozinho metade dos 141 prefeitos, o Democratas luta para não definhar e voltar a ser grande, outra vez. A provável aposentadoria dos irmãos Júlio José e Jaime Veríssimo de Campos, ambos ex-governadores e senadores, pode colocar o DEM como "força auxiliar", tal qual partidos de porte médio para pequeno, como PP, PTB e PV.

 
O mais cotado para assumir o comando da agremiação é o deputado estadual Dilmar Dal'Bosco, lider do DEM na Assembleia Legislativa, e principal figura do partido em Mato Grosso. "Ainda não sei como vai ficar o cenário [da Executiva Regional], mas vamos trabalhar para crescer", despistou Dal'Bosco, para a reportagem do Olhar Direto.

 
Em sua primeira convenção após a perda do  senador Jonas Pinheiro, em 2009, à época seu principal articulador, o então vice-presidente da Executiva Regional do Democratas, Sérgio Teixeira 'Serginho do Incra' (in memorian), dizia que a legenda deveria tomar cuidado para continuar sendo Botafogo e não se tornar o América, do Rio de Janero.

 
"O Botafogo se finge de grande e, por causa disso, às vezes realmente incomoda os grandes e conquista vitórias. Já o América se apequenou e não ganha nada", disparou Serginho, utilizando uma metáfora futebolística para ligar o sinal de alerta do partido. Tudo indica que não adiantou. Serginho do Incra morreu sem ver seu apelo ser ouvido.

 
Em junho, quando realizar a convenção para renovar o Diretório Regional, o DEM não mais terá Júlio Campos, 68 anos. "Vou para casa. O DEM provavelmente encontrará novos dirigentes, mais jovens e mais capacitados do que eu.  Já dei minha contribuição. É hora de cuidar da saúde e curtir os netos", avisou ele, em recente entrevista para a reportagem do Olhar Direto.


Jaime Campos também não fala em continuar. "O futuro a Deus pertence. Mas, se depender de mim e da minha família, não volto mais [para a disputa eleitoral]. Vou descansar", desconversou.

 
O DEM não confirma a tese do "vinho tinto, de quanto mais velho, melhor". A idade está fazendo mal para as pessoas, como ocorre com os humanos ao chegar à terceira idade.

 
 Dilmar Dal Bosco crê ser possível manter o DEM entre os grandes partidos. Ele citou que a legenda possui 57 mil filiados em Mato Grosso - o maior volume entre todos - e com perspectiva de aumentar. "O DEM possui 11 prefeitos, 11 vices e 126 vereadores por questões internas que ocorreram em 2012. E ainda tem muita gente boa querendo vir somar conosco", afirmou ele.

 
As candidaturas da ex-priemira-dama Lucimar Sacre Campos para a Prefeitura de Várzea Grnade e do ex-deputado Dilceu Dal'Bosco, seu irmão, em Sinop, impediram a conquista de outras prefeituras. "Por causa da circunstância, o [ex] senador Jaime ficou preso em Várzea Grande e visitou poucos municípios. E, eu, preso em Sinop",  afirmou ele, citando os casos de Apiacás e Nova Mutum, em que as derrotas foram por diferença inferior a 100 votos.