ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Consórcio do Vale do Arinos entrega documentos para pleitear recursos e investimentos para a Saúde

O Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos (Cisva) apresentou um plano operacional em reunião com Secretaria de Saúde

Data: Quinta-feira, 12/03/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria

  

O secretário estadual de Saúde, Marco Bertúlio recebeu uma comitiva do Vale do Arinos em reunião nesta quarta-feira (11), para apresentação do plano operacional do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Arinos (Cisva). A equipe técnica da Secretaria de Saúde (SES) em 60 dias trará um parecer sobre a proposta apresentada, já que será necessária a complementação do recurso mensal.


Os municípios que compõem o Consórcio são: Juara, Porto dos Gaúchos, Tabaporã e Novo Horizonte do Norte. A proposta visa aumentar os serviços ofertados na área de saúde, o que diminuiria a procura por atendimento em Cuiabá e Várzea Grande, desafogando o sistema público de saúde no Estado.


Atualmente, os municípios recebem cerca de R$90 mil/mês e oferecem os serviços de ortopedia e traumatologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia geral e neurologia. A proposta do Consórcio pleiteia novos serviços como otorrinolaringologia, cardiologia, oftalmologia, urologia, pediatria e psiquiatria.


Conforme o plano operacional, para realizar estas mudanças e oferecer outros serviços, o recurso empregado deveria ser na ordem de R$300 mil, além do que já é recebido.


O secretário de Saúde, Marco Bertúlio garantiu ao Consórcio que será necessária uma análise da equipe técnica para dar um parecer sobre o tema. O gestor da pasta também parabenizou a iniciativa dos municípios do Vale do Arinos em trazer o plano operacional com uma proposta já formulada, além de ressaltar a união política para buscar mais investimentos na saúde.


O prazo de 60 dias foi estipulado para que a equipe técnica da SES apresente quais serão as possibilidades e como poderão ser implementadas para auxiliar os municípios do Vale do Arinos. O secretário também destacou que foi o primeiro Consórcio a trazer a documentação.


A equipe técnica irá utilizar os documentos apresentados pelo Consórcio para fazer os desdobramentos e saber como e quando poderá ser atendida a solicitação de aumento de verba, tendo em vista as necessidades e demandas da região que terão uma recomposição dos repasses.


Neste encontro, participaram os prefeitos de Juara Edson Piovesan (PPS), de Porto dos Gaúchos Baixinho Piovesan (Pros), de Tabaporã Percival Cardoso (PPS), de Novo Horizonte do Norte João Antônio (PMDB) e os representantes dos deputados estaduais Oscar Bezerra (PSB) e Janaína Riva (PSD).