ARIPUANÃ, Sexta-feira, 19/04/2024 -

NOTÍCIA

Investigadores conseguem isolar DNA de 78 vítimas de voo da Germanwings

Data: Segunda-feira, 30/03/2015 00:00
Fonte: iG São Paulo

Foto: DICOM / Ministère de l’interieur/Fotos Públicas

Os investigadores encontraram 600 partes de corpos e conseguiram isolar 78 amostras de DNA no local do acidente do Airbus A320 Germanwings, segundo informou neste domingo (29) o procurador de Marselhesa, na França, Brice Robin. As amostras serão comparadas com as de familiares das vítimas. 



De acordo com informações do jornal Le Figaro, uma estrada está sendo construída para facilitar a remoção de partes da cabine. A via deve ser concluída até a noite desta segunda-feira e permitirará o transporte de partes mariores da fuselagem que não podem ser levadas via área.  Até o momento, helicópteros têm sido usados para os investigadores chegarem até o local do acidente. O local de difícil acesso, no entanto, dificulta as buscas. 



Como é feita a identificação dos corpos

Desde o desastre terça-feira, os investigadores estão a tentar reunir o máximo de provas para identificar as vítimas. A polícia nacional montou um laboratório em Seyne, que não teve a localização revelada. Neste local, trabalham "cinquenta médicos legistas, dentistas forenses, a polícia nacional que trabalha na identificação, e técnicos de investigação criminal estão mobilizados para trazer os corpos das vítimas a seus familiares o mais rápido possível ", disse sexta-feira tinha AFP Patrick Touron, Vice-Diretor do instituto de investigação da polícia. 



De acordo com o alemão Michael Tsokos, diretor Instituto de Medicina Legal e Ciências Forenses, que também está trabalhando na identificação dos corpos das 150 vítimas do voo da Germanwings, os restos mortais do copiloto Andreas Lubitz, apontado como o causador da tragédia, já foram encontrados. O teste de DNA confirmou a identidade. 



Tsokos diz que itens com traços genéticos, como escovas de dentes, lâminas de barbear, joias e cabelo, estão sendo recolhidas e levadas para um laboratório em Barcelona. Médicos forenses também estão testando amostras no laboratório montado perto do local do acidente. Familiares também estão sendo convidados e questioandos sobre as roupas que as vítimas usavam no dia do acidente. Também são questionados sobre marcas específicas como tatuagens e arcadas dentárias. 



O professor diz que esses detalhes vão ajudar a identificar os restos mortais e as informações serão confrontadas com a lista de passageiros. Cada parte do corpo, diz ele, é fotografado e digitalizado em 3D antes de ser colocado em refrigeração. Identificado, os restos mortais  serão colocados em um caixão lacrado e pronto para o funeral. 



Ele disse que nas próximas três semanas, até 95% de todas as vítimas devem ter sido identificadas. 



O airbus 320 da Germanwings bateu contra montanhas dos alpes franceses na última terça-feira (24) matando 150 pessoas a borda. O avião partiu de Barcelona e tinha como destino a cidade de Dussedorf, na Alemanha. As investigações apontam que o copiloto Andreas Lubitz causou o acidente de propósito. 



Papa reza pelas vítimas

O papa Francisco rezou a missa do "Domingo de Ramos", tradicional cerimônia religiosa que inicia a semana da Páscoa, e lembrou as vítimas da queda do avião da Germanwings, segundo a agência de notícias Ansa. 



Destacando também o Dia Mundial da Juventude, que ocorre neste domingo, o Pontífice pediu orações "às vítimas do acidente aéreo da última terça-feira, entre os quais estavam também um grupo de estudantes alemães".