ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Alterações climáticas são a maior ameaça à Terra, diz Obama

Presidente americano lembrou a sua aposta nas "energias limpas" e disse que as emissões de carbono dos Estados Unidos caíram 10% desde 2007

Data: Sábado, 18/04/2015 00:00
Fonte: Agência Brasil
 

O presidente americano, Barack Obama, afirmou neste sábado (18) que as alterações climáticas são "a maior ameaça ao planeta" e acrescentou que espera que os piores efeitos possam ser evitados. "Atualmente, não há maior ameaça ao nosso planeta do que as alterações climáticas", disse o presidente dos Estados Unidos na sua mensagem radiofônica semanal.

 

 Foto: Jonathan Ernst / Reuters
 
Barack Obama falou sobre as alterações climáticas
Foto: Jonathan Ernst / Reuters
 

"As alterações climáticas não podem ser negadas nem ignoradas. O mundo olha para os Estados Unidos esperando que (o país0 assuma a liderança nesta matéria e é o que estamos fazendo", disse Obama lembrando que 2014 foi o mais quente desde que os registos de temperaturas começaram a ser feitos em 1880.

 

 

Obama anunciou que viajará para a Flórida na quarta-feira (22), Dia Mundial da Terra. Ele vai ao Parque Nacional de Everglades "um dos locais mais singulares do planeta, mas também um dos mais frágeis". O presidente lembrou a sua aposta nas "energias limpas" e disse que as emissões de carbono dos Estados Unidos caíram 10% desde 2007.

 

"Comprometemo-nos a duplicar o ritmo de diminuição da poluição e a China comprometeu-se pela primeira vez a limitar as suas emissões", destacou a referir-se a um entendimento alcançado em novembro de 2014 com o presidente chinês, Xi Jinping.

 

Barack Obama acredita que a união das "maiores economias do mundo" em torno do tema, dá "novas esperanças" para que o mundo alcance ainda em 2015 "um acordo para evitar os piores impactos das alterações climáticas antes que seja muito tarde".

 

A expectativa do presidente é que se alcance um acordo sobre clima na reunião de cúpula que acontecerá em dezembro, em Paris, seis anos após o fracasso da Cúpula de Copenhague.