ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha de prevenção e combate às queimadas inicia em maio

Data: Segunda-feira, 20/04/2015 00:00
Fonte: CenárioMT

O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado deMato Grosso (PPCDQ/MT) para 2015 será apresentado no próximo dia 28 de abril, no auditório Pantanal da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a partir das 14h. De acordo com o secretário executivo do Comitê do Fogo, tenente coronel Hector Péricles, a proposta que será apresentada a secretária Ana Luiza Peterlini é que as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais e desmatamento em Mato Grosso sejam intensificadas a partir do mês de maio, com visita preventiva aos municípios. 

 
 
Os diversos parceiros que compõe o Comitê do Fogo estiveram reunidos em período integral nesta sexta-feira (17.04), no Casarão do Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, para afinar o Plano. Eles também estiveram reunidos para trabalhar na proposta do PPCDQ referente a este ano na terça-feira (14.04). 
 
 
Como o plano envolve muitas ações e vários parceiros entre instituições do Estado (Secretarias de Estado de Saúde, Educação, Planejamento, Cidades) e os órgãos federais, como Ibama e Incra, é necessário que cada um deles apresente seu planejamento para que juntos tracem ações que não se sobreponham as outras e tenham cobertura em todo o Estado. Além disso, por ser um ano de contingenciamento de recursos por parte do Governo do Estado, a proposta é unir forças e trabalhar de forma mais estratégica e inteligente, inclusive com participação importante das prefeituras, Ministério Público Estadual (MPE) e Justiça Estadual. 
 
 
Ações da Sema 
 
Em relação às unidades de conservação do Estado, os gerentes dos parques já iniciaram as notificações dos proprietários do entorno para fazer o acero e evitar queimadas não autorizadas. Um curso para 75 brigadistas está agendado pela educação ambiental da Secretaria entre maio e julho, para atender cinco unidades de conservação da região noroeste de Mato Grosso, nos municípios de Colniza, Cotriguaçu e Aripuanã. Entre as unidades estão Reserva Roosevelt e Parque Estadual Tucumã, que integram o Fundo Amazônia. Outras iniciativas estão sendo discutidas e alinhadas entre os parceiros. 
 
 
Focos de calor 
 
Mato Grosso registrou 2.191 focos de calor entre 1º de janeiro e 31 de março deste ano, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), valor 90% maior que o mesmo período do ano passado, quando 1.207 focos de calor foram identificados. Desse total, apenas 67 queimadas foram autorizados pela Sema, por estar fora do período proibitivo, que é entre 15 de julho e 15 de setembro. Isso significa que a maioria deles são ilegais e estão ligados principalmente ao desmatamento ilegal. A região norte de Mato Grosso é neste momento a mais crítica. Um monitoramento da qualidade do ar já identificou que Sinop, Sorriso e Colíder já estão com a qualidade do ar alterada em razão da fumaça.