ARIPUANÃ, Terça-feira, 23/04/2024 -

NOTÍCIA

NUTRISUS: Crianças já estão sendo beneficiadas com suplemento alimentar em Aripuanã

Data: Sábado, 25/04/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria de Comunicação/Edson Prates

O NutriSUS, suplemento nutricional que tem o objetivo de reduzir casos de anemia e de deficiência de ferro na infância, está beneficiando 48 crianças que frequentam creches no município de Aripuanã.

 

O sachê entregue para as creches é facilmente administrado, devendo ser adicionado uma vez ao dia em uma das refeições oferecidas as crianças matriculadas em creches cadastradas no Programa Saúde na Escola.

 

Rosinéia Ferreira da Silva, diretora da Creche Albertina Felício dos Santos, conta como o NutriSUS está sendo administrado na alimentação das crianças que frequentam a instituição.

 

“O suplemento está sendo oferecido as crianças cujos pais assinaram a autorização. O professor é quem distribui o alimento na hora do almoço, antes de entregar o prato, ele coloca o suplemento na comida”, diz.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, uma em cada cinco crianças menores de cinco anos tem anemia, sendo mais frequente em menores de dois anos de idade.

 

A nutricionista da Secretaria de Educação e Cultura de Aripuanã, Kaiara Han, destaca a importância do suplemento nutricional para a saúde das crianças.

 

“É uma alimento importante porque previne anemia, as carências nutricionais, e concentra 15 micronutrientes, como ferro e várias vitaminas. Além disso, consegue fornecer a quantidade de nutrientes que a criança precisa para crescer forte e saudável”, explica.

 

O NutriSUS é resultado da parceria entre os ministérios da Saúde, do Desenvolvimento Social e da Educação. O consumo dos sachês deve ser feito durante 60 dias por cada criança, com pausas de três a quatro meses, até a criança completar três anos e onze meses.