ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Mato Grosso ultrapassa 71 mil imóveis inscritos no Cadastro Ambiental Rural

Data: Quarta-feira, 20/05/2015 00:00
Fonte: De Sinop - Alexandre Alves/ Olhar Direto

Foto: Imagem ilustrativa - V-agro

O CAR é o 'raio-x' ambiental da propriedade rural e deve ser feito até 2016

O CAR é o 'raio-x' ambiental da propriedade rural e deve ser feito até 2016

 

O número de imóveis inscritos ao Sistema de Cadastro Ambiental Rural (CAR) chega a 71.143 em Mato Grosso, nesta quarta-feira (20), o que corresponde a uma área de 51,2 milhões de hectares e representa aproximadamente 70% da área cadastrável do Estado, informa a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema). Nos últimos 30 dias, houve um acréscimo de em torno de 15 mil novos cadastrados ao sistema. A meta da é alcançar, até dezembro, 56 milhões de hectares incluídos no sistema.


A secretária-adjunta de Mudanças Climáticas, Elaine Corsini, explica que o CAR tem por finalidade integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.


“Isso significa que a partir desses dados o Governo do Estado poderá fazer planejamento territorial, avaliação de passivos e ativos ambientais, definição de áreas prioritárias para conservação ambiental e construção de corredores ecológicos e ações de recomposição de áreas alteradas ou degradadas”.


Do total de cadastros do Estado, a maioria - 51.082 imóveis - está na faixa de até quatro módulos fiscais, que se enquadram na categoria de pequenos produtores rurais. Outros 7.838 imóveis estão na faixa de cinco até 10 módulos fiscais; e 12.223 imóveis têm mais de 10 módulos fiscais.


De outubro do ano passado até maio deste ano, foram inseridos ao novo sistema 28 mil imóveis, abrangendo 51.274 milhões de hectares. Os 10 municípios com maior área cadastrada neste momento são, respectivamente, Paranatinga, Cáceres, Juara, Aripuanã, Brasnorte, São Félix do Araguaia, Cocalinho, Nova Ubiratã, Colniza e Querência, que juntos somam 11,2 milhões de hectares. No Brasil, estão cadastrados cerca de 550 mil imóveis rurais que correspondem a uma área de 103,3 milhões hectares, dos quais 50% estão em Mato Grosso.


CAR

O prazo de inscrição ao CAR que vencia no dia 5 de maio foi estendido até maio de 2016. Ou seja, os produtores terão mais um ano para efetuar o cadastro.


A secretária de Estado de Meio Ambiente, Ana Luiza Peterlini, explica que o CAR surgiu como um avanço trazido pelo Novo Código Florestal Brasileiro (Lei nº 12.651/2012) e traz inúmeras vantagens, como ser em registro eletrônico e gratuito. A partir dele será implantado o Programa de Regularização Ambiental (PRA), para resolver os passivos ambientais que porventura forem identificados nessas propriedades cadastradas.


Também será regulamentado o mercado de Cotas de Reserva Ambiental (CRA), que oferecerá a possibilidade de compensação de passivos ambientais e a regularização dos ativos florestais para aqueles que respeitaram a legislação ambiental e possuem excedentes de reserva legal em seus imóveis.


As informações são da assessoria da Sema.