ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

MT fortalece segmento florestal em evento paranaense‏

Simno representa o Cipem em evento florestal de Curitiba

Data: Quinta-feira, 02/07/2015 00:00
Fonte: Da Assessoria Cipem com Agência Fiep

 

 

Para nivelar e fortalecer ações conjuntas no setor florestal é que Mato Grosso esteve representado no evento Intercâmbio de Lideranças Setoriais da Indústria da Madeira, que aconteceu na última segunda-feira (28.06), em Curitiba/PR. O representante do setor foi o presidente do Sindicato das Indústrias Madeireiras e Moveleiras do Noroeste de Mato Grosso (Simno), Roberto Rios, um dos associados do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem). O evento também reuniu representantes de Tocantins, Goiás, Rondônia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pará, Ceará, Sergipe, Pernambuco, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, além dos sindicatos do Paraná.

 

O objetivo do evento foi o de propor um anexo para a NR-12 específico para o setor, destacar a atuação sindical, defender a contribuição assistencial compulsória e compartilhar os avanços das negociações coletivas. Estas três ações foram consideradas prioritárias para o fortalecimento do segmento da Madeira no Brasil e passam a integrar um plano de ação setorial.

 

O Paraná foi escolhido para sediar o encontro pelas boas práticas do Sindicato da Indústria da Madeira de Imbituva (Simadi), convidado pelo Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para apresentar seu case ao grupo.

 

O presidente do Simadi e vice-presidente da Fiep, Paulo Pupo, apresentou ao grupo algumas medidas que considera fundamentais para o desenvolvimento da indústria, entre elas a mobilização junto a governos estadual e federal pela desoneração fiscal, a exclusão do imposto sobre produtos industrializados (IPI) do compensado, desoneração do ICMS da energia elétrica, a volta do Sistema Geral de Preferências (SGP) – que permite que alguns setores de países em desenvolvimento exportem com redução ou até isenção da tarifa de importação – para a madeira compensada vendida para os Estados Unidos, e a recomposição do Reintegra – regime que permite o ressarcimento de tributos na cadeia de produção de exportadores. “Precisamos trabalhar pela defesa macro dos interesses da indústria para que haja alento”.

 

Destaque

 

Um dos exemplos de atuação bem sucedida de sindicato do setor foi apresentado pelo presidente do Simno, cujo estado de Mato Grosso recebeu a primeira reunião do setor realizada pelo projeto de Intercâmbio do setor madeireiro. “Começamos com 38 associados e hoje temos 180 e, com isso, temos força de negociação. Em 2013, mobilizamos prefeitos e presidentes de câmaras municipais para conseguirmos melhorar as condições da BR-174, entre Juína e Colniza – um trecho de 230 quilômetros fundamental para nossa indústria. Com nossos esforços, conseguimos a liberação de R$ 4 milhões, que ficaram sob os cuidados do sindicato para a realização das obras, já finalizadas”, contou Lima.

 

Conforme Rios o Cipem é reconhecido em todo o país e a experiência do Simno já foi levada a eventos em vários Estados brasileiros, como Roraima, Acre, Bahia, Alagoas, Espírito Santo, Distrito Federal onde o Cipem sempre é lembrado. “Vou levar para o Cipem a sugestão que fizeram aqui de organizar ainda este ano um intercâmbio com o setor de base florestal de floresta nativa, envolvendo os estados do Amapá, Rondônia, Pará, Acre, além de Mato Grosso", garantiu Rios.