ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Fogo atinge área verde e pátios de madeireiras em Aripuanã

Queimadas começam preocupar população aripuanense.

Data: Terça-feira, 28/07/2015 00:00
Fonte: Redação e foto: TOP NEWS

 

 

 

O período de estiagem mal começou e os problemas relacionados às queimadas já estão preocupando a população de Aripuanã. Na tarde de segunda-feira (27), um incêndio de grande proporção foi registrado em uma região de mata que fica no Setor Industrial e também na Estrada dos Patos próximo ao Bairro Vila Operária.

 

A vegetação seca foi totalmente devastada pelo fogo ameaçando animais, répteis, casas e barracões de madeireiras que ficam próximos ao local. O risco de incêndio é ainda maior porque a maioria das casas daquela localidade é de madeira.

 

De acordo com informações de moradores, o fogo teve início em um local próximo a um barracão que serve de deposito de madeira e se não fosse a ação rápida de vários madeireiros, com máquinas carregadeiras e caminhões pipas, o incêndio teria destruído tudo, mas mesmo assim grande parte de vegetação foi totalmente consumida pelas chamas.

 

 

Conforme um dos madeireiros que teve parte de sua área queimada, o mesmo ficou preocupado com a situação e o susto, devido que no local tem um plantio de Teca e poderia perder tudo “agradecemos o empenho de todos na colaboração no combate à queimada”, disse, ressaltando que ninguém se feriu. Ninguém soube informar qual a origem do incêndio.

 

É importante lembrar que, além de oferecerem risco imediato para as residências, as queimadas também prejudicam a saúde dos idosos e das crianças que sofrem as consequências da irresponsabilidade desses crimes ambientais com muita dificuldade para respirar.

 

O clima fica seco e a baixa umidade relativa do ar, provoca secura na garganta e nariz, como também, rachadura nos lábios. Com a imunidade baixa por conta dessa situação, a população fica sujeita às doenças respiratórias, como tuberculose, pneumonia e outras complicações.

 

Vale ressaltar que a cidade de Aripuanã não possui brigada contra incêndios, por isso é importante conscientizar a população para que tome cuidado e não provoque  incêndios, pois em Mato Grosso as queimadas urbanas estão proibidas durante o ano todo.

 

Telefones para Disque denúncia 0800-65-3838, (66)3565-2448 ou (66)3565-2950.