ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

França critica Hungria sobre política de refugiados

País finalizou construção de barreira de 175 km da fronteira com a Sérvia. Chanceler francês considera política da Europa Oriental 'escandalosa'.

Data: Domingo, 30/08/2015 00:00
Fonte: Da Reuters

 

 

Da Reuters

 
Migrantes sírios passam por barreira de arame farpado tentando adentrar o território húngaro na fronteira Sérvia-Hungria, enquanto policiais húngaros observam ao fundo, perto de Roszke, Hungria. O país iniciou a construção de uma cerca de 175 km na região (Foto: Laszlo Balogh/Reuters)
Migrantes sírios passam por barreira de arame farpado tentando adentrar o território húngaro na fronteira com a Sérvia (Foto: Laszlo Balogh/Reuters)
 

O chanceler francês, Laurent Fabius, acusou neste domingo (30) países da Europa Oriental, nomeadamente a Hungria, de uma política "escandalosa" em relação aos refugiados, que vai contra os valores da União Europeia.



No sábado (29), a Hungria anunciou que finalizou a construção de uma barreira constituída de três rolos de arame farpado que se estende ao longo de 175 km da fronteira com a Sérvia.



Alguns governos europeus têm se recusado a receber refugiados e resistido a propostas da União Europeia para criar um plano comum para lidar com a crise, que está se intensificando devido a uma onda de imigrantes que fogem da guerra e da pobreza em África, na Ásia e no Oriente Médio.

 

"No que diz respeito a todas as pessoas que são politicamente expulsas do seu país, nós temos de ser capazes de recebê-las", disse Fabius à rádio Europe 1. "Cada país tem que responder a isso. França, Alemanha e outros têm feito isso, mas quando vejo determinados países que não aceitam esses grupos, acho escandaloso."

 

 

"Em particular, os países da Europa Oriental. Eles são extremamente duros. A Hungria é parte da Europa, que tem valores e nós não respeitamos esses valores colocando cercas", disse Fabius.

 

A Hungria, que faz parte do Espaço Schengen, área de livre circulação da União Europeia, está construindo uma cerca ao longo da fronteira com a Sérvia para conter o que chama de uma ameaça à segurança europeia, à prosperidade e à identidade.

 

"A Hungria não está respeitando os valores comuns da Europa, então as autoridades europeias precisam ter discussões sérias, até mesmo uma discussão severa com as suas autoridades", disse Fabius.

 

A Organização Internacional para as Migrações estima que um terço de 1 milhão de pessoas atravessou o Mediterrâneo até agora neste ano para chegar no sul da Europa.

 

A dificuldade de acordar uma política comum se manifestou em junho, quando líderes rejeitaram uma proposta do presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, para que eles aceitassem quotas obrigatórias para repartir os requerentes de asilo da Itália e da Grécia.

 

Em uma declaração conjunta no domingo com os seus colegas britânico e alemão, o ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que eles pediram um encontro urgente para discutir a imigração nas próximas semanas.

 

Os três ministros "sublinharam a necessidade de medidas imediatas para enfrentar o desafio criado pelo afluxo de migrantes", disse o comunicado.