ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Nortão: governo prevê até 1,5 mil empregos diretos com nova usina

Data: Quarta-feira, 28/10/2015 00:00
Fonte: Só Notícias/ Weverton Correa (foto:assessoria/arquivo)

 

 

O governo federal prevê até 1,5 mil empregos direitos quando as obras da Usina Castanheira estiverem no auge, no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), em Juara, com potência instalada de 140 MW.  A estimativa foi divulgada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) apontando que os trabalhos, atualmente,estão na fase de obtenção da Licença Prévia. Para isso, estão sendo feitas atividades visando a elaboração do Estudo de Impacto Ambiental. Tendo por base a vazão média, apresentada nos estudos básicos, o tempo médio de enchimento do reservatório é de 10 dias.

 

Apesar as estimativas, o governo federal incluiu a usina nas metas do Plano Plurianual 2016-2019 e já integra o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Com a capacidade prevista, seria capaz de abastecer cerca de 1/3 da cidade de Cuiabá, incluindo indústrias, comércios e residências. Também seria suficiente para abastecer cerca de 12 vezes o consumo dos municípios de Juara e Novo Horizonte do Norte por exemplo.

 

Conforme a empresa, a usina não alagará terras indígenas e unidades de conservação e, sendo apontado que serão criados projetos e programas ambientais que buscam a preservação e a redução de impactos sobre a fauna, a flora, os peixes, a qualidade da água e, principalmente, programas sociais que irão mitigar os efeitos causados sobre a população localizada nos municípios que terão terras alagadas e/ou atividades econômicas atingidas: Juara, Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos.

 

A usina recebeu esse nome durante os  estudos de inventário hidrelétrico da bacia do rio Juruena. Próximo ao local identificado para o eixo da barragem há um morro, com uma árvore Castanheira que se destaca dentre as outras árvores, a qual inspirou o nome da UHE.

 

No Nortão, já há usinas em andamento  ou em fase de finalização, com as de Sinop, Colíder, Teles Pires e São Manoel. Segundo o governo, o PPA é um instrumento destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com vistas a cumprir os fundamentos e os objetivos. Por meio dele, é declarado o conjunto das políticas públicas do para um período de quatro anos e os caminhos trilhados para viabilizar as metas previstas.