ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Rui decreta luto de 3 dias após morte do ex-governador Lomanto Júnior

Decreto foi assinado nesta terça-feira (24), em Salvador. Político morreu na noite desta segunda-feira (23), aos 90 anos.

Data: Terça-feira, 24/11/2015 00:00
Fonte: Do G1 BA
 
 
Morre em Salvador, aos 90 anos, o ex-governador Lomanto Júnior  (Foto: Divulgação)
Morreu em Salvador, aos 90 anos, o ex-governador
Lomanto Júnior (Foto: Divulgação)
 

A partir desta quarta-feira (25), a Bahia estará em luto oficial por três dias em homenagem à memória do ex-governador do estado Antônio Lomanto Júnior, qua faleceu na noite de segunda-feira (23) por insuficiência de múltiplos órgãos aos 90 anos. O decreto de luto foi assinado pelo governador Rui Costa nesta terça-feira (24). 

 

Nas redes sociais, o governador também lamentou a morte de Lomanto Júnior. "Expresso o meu respeito e meu pesar. Filho de Jequié, foi um homem público que atuou nos mais variados cargos políticos pela escolha do povo da Bahia, atuando sempre como defensor do municipalismo. Que os familiares e amigos sejam confortados nesse momento de despedida e de dor", disse.

 

Velório
O velório do ex-governador começou na manhã desta terça-feira (24), no Palácio da Aclamação, centro de Salvador.

 

Uma missa será realizada às 18h e o corpo seguirá na manhã de quarta-feira (25) para a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, onde o político nasceu e será enterrado.

 

História
Lomanto Júnior começou a carreira política em 1946, como vereador do município de Jequié. Em seguida, tornou-se prefeito da mesma cidade. Exerceu também os mandatos de deputado estadual, deputado federal e senador da República, entre 1979 a 1987. Encerrou a trajetória na política como prefeito de Jequié, no final dos anos 90.

 

O político deixa cinco filhos, dez netos e dez bisnetos. Seguiram o caminho político de Lomanto Júnior, o filho, Leur Lomanto, que exerceu por sete vezes o mandato de deputado federal, e o neto, Leur Lomanto Junior, que é deputado na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).