ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Campanha 'Papai Noel dos Correios' já recebeu mais de 6 mil cartas em MT

Pedidos de presentes estão sendo recebidos em 12 pontos da capital. Ação é realizada há 26 anos; a maioria das crianças pede por brinquedos.

Data: Quinta-feira, 26/11/2015 00:00
Fonte: G1 MT

 A campanha "Papai Noel dos Correios" teve início no dia 11 de novembro em Mato Grosso e já recebeu mais de 6.500 mil cartas. A ação é realizada há 26 anos e procura atender aos pedidos de pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Segundo os Correios, a maioria dos pedidos das crianças é por brinquedos. No ano de 2014, quase 70% das 13.533 mil cartas recebidas foram apadrinhadas.

 

Cartinhas com pedidos são recolhidas em 12 pontos da capital (Foto: Reprodução/TVCA)Cartinhas com pedidos são recolhidas em 12 pontos da capital

(Foto: Reprodução/TVCA)

 

As cartas estão sendo recebidas em 12 pontos da capital. Um deles é o Ganha Tempo, no centro. A lista com todas as agências de Correios onde os padrinhos podem adotar as cartas e demais informações podem ser obtida no blog da campanha.

 

Algumas cartas já chamaram a atenção. Entre elas, a da professora Marina Figueiredo, que trabalha há 23 anos na Escola Municipal Salvelina Ferreira de Souza, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. O pedido é coletivo: uma brinquedoteca para a as crianças da escola. "Em tempos de calor, não dá para brincar na quadra. Uma brinquedoteca completa, com ar-condicionado, estimulará as crianças a frequentarem a escola", disse a professora. Tendo o pedido atendido, 540 crianças da escola, com idades entre 4 e 10 anos, serão beneficiadas.

 

Este ano, a ideia criativa da campanha gira em torno de pessoas que acreditam no "bom velhinho" e que, por isso, deixam florescer dentro de si o espírito solidário, tornando real o sonho de muitas crianças espalhadas pelo Brasil.

 

Desde 2010, os Correios estabeleceram parcerias com escolas públicas, creches e abrigos que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social. A finalidade é vincular a Campanha ao Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da Organização das Nações Unidas (ONU), que trata da educação.

 

Padrinhos

 


Os padrinhos são aqueles que adotam as cartinhas, providenciando os presentes solicitados pelas crianças. "As cartinhas chegam aos Correios. Nós cadastramos e enviamos para as agências próprias. O padrinho deve marcar uma data, levar a carta escolhida junto com o presente e os carteiros entregam para as crianças", explicou Edilson Francisco da Silva, diretor regional dos Correios-MT.

 

Como funciona

 


As cartas enviadas pelas crianças são lidas e selecionadas. Em seguida, são disponibilizadas para adoção em determinadas unidades da empresa. Os Correios não entregam cartas para adoção diretamente à população, em suas residências. As cartas do Papai Noel dos Correios ficam disponíveis apenas nos locais indicados pela empresa, listados no blog da campanha.