ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

2ª edição dos Jogos Indígenas de Aripuanã estreita relação harmoniosa entre etnias

Data: Sexta-feira, 29/04/2016 00:00
Fonte: TOP NEWS com Edson Prates/Assessoria de Comunicação

 

 

A Prefeitura Municipal de Aripuanã realizou entre os dias 19 e 20 de abril, a 2ª edição dos Jogos Indígenas. O evento aconteceu no Balneário Oásis e serviu para estreitar ainda mais a relação harmoniosa que existe entre as etnias Arara e Cinta Larga.

 

No local houve apresentações culturais, comidas típicas, artesanato indígena e provas esportivas como Cabo de Guerra, Futebol feminino e masculino, Arco e Flecha, Arremesso de Lança, Corrida Livre, Canoagem e Natação.

 

Mazinho Arara chegou em primeiro lugar na Canoagem e contou como foi participar da prova. “O percurso exigiu muito esforço, mas tenho experiência em lidar com barco e remo, aprendi desde criança. Foi muito bom conseguir a vitória”.

                                                              

Na Natação a campeã foi Tífany Cinta Larga, de apenas 13 anos, que afirmou ter sentindo receio antes de entrar na água. “No começo tive medo, mas quando comecei a nadar criei coragem e acabou ficando fácil. Estou muito agradecida por essa prova”, disse.

 

Segundo o prefeito Ednilson Luiz Faitta, que também participou do evento, o apoio da administração pública municipal é necessário para resgatar as tradições indígenas. “O indígena faz parte da cultura de Aripuanã e da história do nosso povo”, comentou.

 

“Temos etnias importantes como Cinta Larga e Arara que precisam do nosso apoio para valorizar essa cultura e incentivá-los a mostrar para o povo de Aripuanã e do Mato Grosso como são suas tradições, é nossa obrigação como Poder Público”, completou Faitta.

                                                                               

Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura Municipal de Aripuanã realizou o evento em comemoração ao Dia do Índio, com a finalidade de integrar os povos e valorizar a cultura indígena. A  2ª edição dos Jogos Indígenas de Aripuanã contou ainda com apoio da Funai e da Casai.