ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Aripuanã recebe mais uma etapa dos Jogos Escolares da Juventude

Evento ocorre no município e mobiliza 91 escolas da região Noroeste de Mato Grosso.

Data: Quarta-feira, 25/05/2016 00:00
Fonte: Por Marcio Camilo (Seduc-MT)

 

Tudo pronto para começar a oitava etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso. Agora, quem recebe a competição nas modalidades de handebol, futsal, vôlei e basquete é a cidade de Aripuanã. A abertura dos jogos será nesta sexta-feira (27), a partir das 19h, no Ginásio Municipal Kayo da Silva Porto Gomes.  São esperados mais de 7 mil expectadores durante os cinco dias de evento.

 

Com Aripuanã faltam apenas mais duas etapas para encerrar a fase regional da competição e dar início ao estadual, que será dividido em três fases.  Em Aripuanã, 91 equipes, distribuídas em 11 municípios da região Noroeste do estado disputam vagas para a fase estadual, que leva para a etapa nacional dos Jogos Escolares, que, neste ano, será em João Pessoa (PB).

 

Ao todo, Aripuanã irá receber cerca de 1000 estudantes/atletas nas categorias A (de 15 a 17 anos) e B (de 12 a 14 anos). Participam da competição 29 escolas, sendo 23 da rede estadual, 4 municipais, 1 particular e 1 escola federal, das cidades de Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçu, Porto dos Gaúchos, Castanheira, Novo horizonte do Norte, Colniza, Juara, Juína, Juruena e Tabaporã.  

 

O município tem se preparado da melhor maneira possível para receber essa quantidade de estudantes. A garantia é do secretário adjunto de Esporte e Lazer de Aripuanã, Cleberson Lazarotto.

 

Ele destacou que as escolas da cidade foram adaptadas como dormitórios para receber os estudantes. As quadras poliesportivas, assim como o ginásio principal, também passaram por inspeções e reformas para receber as quatro modalidades dos jogos (futsal, basquete, vôlei e handebol).

 

Lazarotto também ressaltou o caráter social da competição. Segundo ele, os Jogos Escolares servem de estímulo para que os jovens pratiquem esportes e ocupem o tempo com atividades construtivas. “O esporte é um dos principais elementos de inclusão social para que os nossos adolescentes não se envolvam com drogas, por exemplo. Então é com muito orgulho que Aripuanã recebe essa competição”, exaltou o gestor.

 

Os Jogos Escolares de Mato Grosso são uma realização da Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), em conjunto com as cidades sedes do evento e a Federação Mato-grossense de Esportes Universitários (FMEU). 

 

Cursos paralímpicos


Assim como ocorreu nas etapas anteriores, Aripuanã também contará com curso e vivência em modalidade paralímpicas, durante a programação dos Jogos Escolares na cidade.

 

Em Aripuanã será ofertado, para os professores de Educação Física da região, o curso de judô para deficientes visuais. A ideia do projeto é capacitar os profissionais para que eles trabalhem o esporte adaptado nas escolas de Mato Grosso.

 

O curso será realizado por um profissional designado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (COB). O projeto é da Superintendência de Políticas Esportivas Especiais da Secretaria de Estado de Educação, Esportes e Lazer (Seduc-MT).