ARIPUANÃ, Quinta-feira, 18/04/2024 -

NOTÍCIA

Senadores questionam laudo dos documentos do impeachment

Data: Terça-feira, 28/06/2016 00:00
Fonte: Agência Brasil/ Danyele Soares
 

Senadores favoráveis e contrários ao impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff, apresentaram pedidos de esclarecimento sobre o laudo da perícia divulgado nessa segunda-feira pela Comissão Especial do Impeachment.

 

Um dos questionamentos foi apresentado pelo relator, senador Antônio Anastasia, do PSDB. Ele pediu explicações sobre a afirmação dos peritos de que um dos quatro decretos seria neutro do ponto de vista fiscal.

 

Na reunião da Comissão desta terça-feira, vários senadores comentaram o laudo. Para o líder do PSDB, Cássio Cunha Lima, o resultado comprova a tese de que houve crime de responsabilidade.

 

Mas o advogado de Dilma, José Eduardo Cardozo, rebate. Ele também apresentou pedidos de esclarecimento aos peritos. Ele questionou se pode-se concluir que o resultado da perícia apontou que as metas estabelecidas para o ano de 2015 foram cumpridas. Na reunião desta terça-feira, o advogado foi enfático:

 

Os peritos terão até a sexta-feira para responder aos questionamentos.

 

O laudo apresentado ontem concluiu que três dos quatro decretos de crédito suplementar assinados por Dilma eram irregulares, por terem sido editados sem aval do Congresso Nacional, e tiveram impacto negativo no cumprimento da meta fiscal.

 

Mas, de acordo com o laudo, não foram identificados atos de Dilma que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para os atrasos nos pagamentos aos bancos públicos, chamados pedaladas fiscais.