ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Murer se despede com gratidão de Thiago Braz: "Ela me patrocinou"

Mesmo distantes, campeão olímpico do salto com vara lembra ajuda da agora ex-atleta no começo da carreira. Fabiana espera que ouro impulsione novos talentos

Data: Sexta-feira, 26/08/2016 00:00
Fonte: Por Amanda Kestelman e David Abramvezt/ Globo Esporte

atletismo; salto com vara; olimpíadas; fabiana murer; brasil (Foto: Adriano Vizoni/Folha de São Paulo/NOPP)

 


Fabiana Murer se despediu sem o sonhado pódio olímpico. Anunciou aposentadoria, nesta quinta-feira, com certo fardo de nunca ter obtido bons resultados nas três Olimpíadas que disputou. Seu legado no salto com vara pode não ser tão palpável como uma medalha em Jogos, mas vai um pouco além das conquistas em mundiais e dos recordes sul-americanos quebrados na última década. Se hoje o Brasil tem um campeão olímpico na prova, é porque lá atrás havia uma Murer abrindo caminhos e até mesmo patrocinando o sonho de um promissor Thiago Braz. Apesar de um distanciamento nítido, há um reconhecimento.

 

 

atletismo; salto com vara; olimpíadas; fabiana murer; brasil (Foto: Adriano Vizoni/Folha de São Paulo/NOPP)Murer não avançou nem para a final na Rio 2016 (Foto: Adriano Vizoni/Folha de São Paulo/NOPP)


- Eu queria agradecer bastante a Fabiana, que me patrocinou no início da minha carreira, me ajudando a vir para São Paulo. Isso foi muito importante para o meu crescimento - disse Thiago Braz, ouro no salto com vara na Rio 2016.

 

Fabiana Murer anuncia fim da carreira e vira dirigente: "Eu não compito mais"
Thiago Braz ganha 1kg de ouro do seu ex-clube por medalha dourada no Rio
É ouro! Thiago Braz se reinventa no Rio e troca pressão por topo do pódio

 

Antes de ser campeão olímpico, Thiago Braz deixou sua casa, no interior paulista, para se aventurar em São Paulo sem estrutura, dinheiro ou apoio. No fim de 2010, passou a treinar com Elson Miranda, técnico e marido de Murer. Para se manter, contou com um ''patrocínio amigo'' da própria Fabiana. Mais que inspiração, a saltadora foi, naquela época, o respaldo para o atleta continuar treinando.

 

- Resolvi ajudar o Thiago, tinha essa condição. Eu resolvi dar essa ajuda para ele vir para São Paulo, treinar e se desenvolver. Eu dei uma ajudinha para ele vir para São Paulo, porque morava em Bragança Paulista. Ele veio para treinar e não tinha remuneração, porque era setembro, outubro. E ele só seria contratado em janeiro. Depois, ele foi contratado pelo clube e iniciou o caminho dele nas grandes competições.

 

 

Thiago Braz se reinventa no  Rio e troca pressão por topo do pódio (Foto: Reuters)

Thiago Braz se reinventa no Rio e troca pressão por topo do pódio (Foto: Reuters)Thiago Braz foi campeão olímpico no Rio (Foto: Reuters)

 


A realidade é que Thiago e Fabiana estão afastados. No fim de 2014, o jovem optou por deixar o Brasil e treinar com Vitaly Petrov, na Itália. O renomado técnico ucraniano trabalhou anteriormente com recordistas como Sergei Bubka e Yelena Isinbayeva. O mudança gerou desconforto entre Elson e Thiago Braz e, consequentemente, um afastamento entre o saltador e Fabiana Murer. Mesmo assim os dois se elogiam e enaltecem um ao outro.

 

- O Thiago é um menino muito talentoso e poderia ter sido campeão olímpico com qualquer técnico - disse Murer.

 

Fabiana Murer começou sua trajetória esportiva como ginasta. Muita alta, não via como continuar competindo na modalidade. O acaso fez com que arriscasse em um prova sem tradição alguma no país. Seu físico vindo da ginástica ajudava nos movimentos. Mas não havia equipamento, tampouco conhecimento técnico aprimorado. Após treinos caindo em caixa de areia, ela e Elson Miranda buscaram conhecimento para expandir a prova no Brasil. Para a atleta, novos nomes ainda vão surgir num futuro próximo, valorizando ainda mais as portas que foram abertas. Quer acompanhar de perto.

 

- Com meus resultados, muitas meninas resolveram fazer salto com vara. Hoje no time do Elson tem muito mais meninas do que meninos. Agora, com a conquista do Thiago, vai aumentar mais. A gente precisa de locais para treinar. Foram feitas pistas no Brasil todo, mas não é fácil no salto com vara, pela questão de material.

 

 

Thiago Braz e Fabiana Murer com prêmios (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

Thiago Braz e Fabiana Murer com prêmios (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)Thiago Braz e Fabiana Murer no início da carreira do atleta (Foto: João Gabriel Rodrigues / GLOBOESPORTE.COM)

 


Fabiana Murer se despede com o recorde sul-americano de 4,87m (batido em julho). Um título mundial, em 2011, e como atual vice-campeã mundial. Também foi campeão mundial indoor em 2010 e bronze em 2008. Em Jogos Pan-Americanos, levou duas pratas (2011 e 2015) e foi campeã em 2007.

 

- Eu tive momentos ruins também, não só em Olimpíada, mas em outras competições também, com saltos ruins e com lesão. Treinos que tive que parar por algum problema. Eu tive muitas dificuldade, mas muitas alegrias também. Eu termino a minha carreira muito contente por tudo que fiz e muito mais contente por poder continuar minha carreira no clube, que me ajudou muito. Espero fazer isso com as crianças e os mais jovens também - disse a ex- atleta.