ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Castanha de MT ganha espaço em uma das maiores feiras multissetoriais da América Latina

Data: Quarta-feira, 21/09/2016 00:00
Fonte: Da Assessoria/ Naine Terena

Entre os dias 28 a 30 deste mês (setembro)  a Coopavam - MT, participa da Expoalimentaria , uma das maiores feiras multissetoriais da América Latina que será realizada em Lima, no Peru.  A Cooperativa foi selecionada a partir de um edital da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, onde apenas seis iniciativas brasileiras foram escolhidas para representar o país no evento.  Todos os escolhidos ficarão no estande  Brasil - Agricultura Familiar.

 

A Expoalimentaria é um evento de negócios onde o expositor não realiza a venda direta ao público, porém o fato de expor produtos para um público internacional já aponta novos caminhos para a Cooperativa. Representando a região Centro-Oeste, a Coopavam leva para o evento a castanha-do-brasil e barras de cereais produzidas a partir do produto in natura.

 

A Coopavam leva para este evento, não somente produtos representativos da agricultura familiar do Centro Oeste, mas uma gama de histórias vividas pelos seus parceiros - uma associação de mulheres rurais e quatro associações indígenas, sendo este um diferencial e uma comprovação que o trabalho nas bases tem gerado bons resultados aos envolvidos.

 

Com 8 anos de existência, a Coopavam  conta com 67 cooperados, tendo em seu quadro 70% da presença feminina, inclusive na sua presidência, através de Luzirene Coelho Lustosa

 

Atualmente a Cooperativa recebe o apoio do Fundo Amazônia, para o Projeto Sentinelas da Floresta, uma importante iniciativa socioambiental na Amazônia matogrossense.