ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Índia Bakairi conquista ouro inédito para Mato Grosso na Luta Olímpica

Data: Domingo, 25/09/2016 00:00
Fonte: Seduc/Sael

 

Índia Bakairi conquista ouro inédito para Mato Grosso na Luta Olímpica

 

A índia Bakairi, Larissa Tywaki, da cidade de Paranatinga (a 342 km de Cuiabá), conquistou, na quarta-feira (21.09), a primeira medalha de ouro para Mato Grosso nos Jogos Escolares da Juventude, em João Pessoa (PB).  O título foi na categoria peso pesado da Luta Olímpica. Com 14 anos de idade, Larissa é a primeira lutadora da história a conquistar uma medalha de ouro para o estado, nessa modalidade.

 

Para conquistar a tão sonhada medalhada dourada, Larissa lutou contra as estudantes do Amazonas, Paraíba e São Paulo. A disputa pelo ouro, contra a paulista Júlia Souza de Oliveira, foi emocionante. Larissa venceu o embate no segundo round, ao aplicar o golpe ‘touch’, quando o adversário encosta a escápula (osso das costas) completamente no chão.

 

Emocionada, a índia Bakairi dedicou a vitória à mãe, que faleceu este ano. “Ela foi uma das minhas grandes incentivadoras a praticar esporte. Esse ouro eu dedico à minha mãe, à minha professora e ao mestre Chicão (Francisco José Pessoa Fernandes)”, disse a jovem, com os olhos marejados.

 

A técnica dela, Andressa Ueharo, também comemorou muito a vitória de Larissa Tywaki. “Ele merece muito, por tudo que passou, por todo esforço e dedicação que teve”, destacou a técnica.

 

Ela também agradeceu ao apoio do Governo de Mato Grosso e ao mestre Chicão – uma das maiores autoridades do Jiu-Jitsu mato-grossense. “O Chicão é um grande mestre, é uma pessoa extraordinária. Foi ele que teve a sensibilidade de perceber o talento da Larissa e fazer todo esforço para conseguir um tatame para os treinos dela. Ele é uma pessoa que realmente acredita no esporte”, ressaltou Andressa Ueharo.

 

A professora acredita que a conquista do ouro pode abrir muitas portas para Larissa. “Com esse resultado ela pode pleitear o Bolsa Atleta e também conseguir patrocínio de empresas privadas para custear os treinamentos e viagens para competir fora do estado”, projetou.

 

Além de Larissa, a equipe de Mato Grosso na Luta Olímpica é composta pelas atletas estudantes Luana Carine (peso leve) e Jamily Almeida (médio). Elas voltam a lutar na sexta-feira (23.09), quando haverá a disputa por equipes.

 

Nesta quinta-feira (22.09) começam as disputadas da Luta Olímpica no masculino. Mato Grosso é representado pelos estudantes Guilherme Porto (peso leve), Antônio Capitula Neto (médio) e Iran Carlos (pesado).

 

Mato Grosso enviou para os Jogos Escolares em João Pessoa uma delegação com 183 membros, entre atletas, técnicos e dirigentes. Os jogos começaram nesta terça-feira (20.09) e terminam no próximo dia 30. O evento reúne mais de três mil estudantes que competem na categoria B, entre 12 e 14 anos.