ARIPUANÃ, Sexta-feira, 29/03/2024 -

NOTÍCIA

Corinthians vota aprovação de mudanças no estatuto do clube

As mudanças já foram aprovadas peo Conselho Deliberativo e agora passam pelo voto dos sócios

Data: Domingo, 23/10/2016 00:00
Fonte: Agência Estado

O Corinthians realiza assembleia geral entre os associados na manhã deste sábado, no Parque São Jorge, para votar as mudanças no estatuto do clube, que já foram aprovadas pelo Conselho Deliberativo, mas precisam da ratificação dos associados, algo que deve ocorrer sem grandes transtornos.

 

Dentre outras alterações, o fim do chamado Chapão, que elegia 200 conselheiros automaticamente com o candidato vencedor da eleição para presidente. Com as mudanças, poderão ser formadas chamas de 25 conselheiros cada e o associado terá que votar em apenas uma delas. As oito mais votadas tomam posse e a 9ª e 10ª ficam como suplentes.

 

 

 

 

Também foi discutida a antecipação da eleição, que atualmente é em fevereiro, para novembro. O presidente seria definido em novembro, mas assumiria o cargo em janeiro. A alteração, se confirmada, entra em vigor na eleição de 2021.

 

Há ainda outras duas novidades. Uma é o fato do associado poder votar apenas se estiver com as mensalidades em dia por cinco anos ininterruptamente. Atualmente, bastava ele quitar os débitos em atraso, que teria direito de participar das votações.

 

E a outra nova norma é a Lei da Ficha Limpa, que impede um conselheiro condenado a se candidatar a qualquer cargo por um período de oito anos e a inelegibilidade por dez anos de dirigentes afastados de seus cargos por irregularidades.