ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Receita Federal disponibiliza via web serviço gratuito para atualizar CPF

Para atualizar informações do CPF como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico.

Data: Terça-feira, 17/01/2017 00:00
Fonte: Por G1 MG, Belo Horizonte
 
 

Receita Federal disponibiliza via web serviço gratuito para atualizar CPF

 

A Receita Federal disponibiliza, a partir desta segunda-feira (16), um serviço gratuito para quem quiser atualizar os dados do Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet. Para atualizar informações do CPF como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher um formulário eletrônico disponível no site da Receita.

 

Dados

 

- O serviço poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. A Receita Federal estima em cerca de 191 milhões os potenciais usuários desse serviço.

 

- Para atualizar quaisquer dados cadastrais do CPF como nome, endereço e telefone, o contribuinte deverá preencher formulário eletrônico, no site da Receita.

 

- O atual serviço presencial de alteração de CPF continuará sendo disponibilizado em unidades de atendimento dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, há cobrança de tarifa de serviço no valor de até R$ 7.

 

- A Receita disponibiliza também novos modelos de comprovantes de inscrição e de situação cadastral no CPF. O contribuinte poderá emitir o comprovante por meio do site da Receita. A Receita estima em cerca de 192,4 milhões os potenciais usuários desse serviço.

 

- Os cartões CPFs, bem como os comprovantes CPFs emitidos de acordo com a legislação vigente à época, permanecem válidos.

 

- Vale ressaltar que, para fazer a alteração, é preciso que a pessoa esteja com os mesmos dados cadastrados no Tribunal Eleitoral, ou seja, é preciso ter título de eleitor.

 

- A Receita orienta que as pessoas tenham o número do CPF em outros documentos, como carteira de identidade, trabalho e habilitação. Aquele cartão antigo, de cor azul, não é emitido mais.

 

- Vantagens do CPF com QR Code: a confirmação da autenticidade dos comprovantes CPF será mais ágil, simples e garantirá segurança para quem consulta, melhoria no ambiente de negócios, redução do risco de fraude, simplificação do processo de verificação da autenticidade do comprovante.