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NOTÍCIA

Inep aponta que MT é o 2º pior Estado na formação específica de professores

Data: Terça-feira, 24/01/2017 00:00
Fonte: Repórter MT

 

 

Inep aponta que Mato Grosso é o 2º pior Estado na formação específica de professores
Foto: Reprodução
 
 
Apenas 28,85% dos docentes de Ensino Médio da rede estadual em Mato Grosso são formados na habilitação que lecionam em sala de aula.Na rede privada, esse índice é um pouco menos agravante, de 39,7% de professores com formação específica.

 

Trata-se da segunda pior colocação entre os estados e Distrito Federal, de acordo com uma pesquisa elaborada pelo Movimento Todos Pela Educação, utilizando dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e do Ministério da Educação (MEC).Os números são referentes ao ano de 2015 e foram destaque no jornal Folha de São Paulo, nesta segunda-feira (23).

 

A reportagem aponta que o problema ocorre porque faltam professores no mercado e os que já atuam, aceitam lecionar em mais disciplinas por necessidade financeira. 

 

A melhor situação, segundo o levantamento é do Distrito Federal, no caso das escolas estaduais, com 79% de seus professores com formação específica para as disciplinas que ensinam.Na rede privada, o melhor índice é do Amapá, com 78% de docentes devidamente qualificados.

 

Todos Pela Educação

 

professores com formação específica

 

As menores taxas de formação entre os professores mato-grossenses são encontradas nas seguintes disciplinas:

 

Sociologia e Filosofia - menos de 10% dos docentes com formação específica

 

Artes - menos de 10% dos professores têm formação específica

 

Língua Inglesa - menos de 40% dos docentes formados nesta habilitação

 

História - menos de 10% dos professores têm formação específica

 

Geografia - apenas 5,4% dos docentes desta disciplina possuem formação específica.

 

Até mesmo em disciplinas básicas como Português e Matemática, existem professores de formações diversas lecionando.Em âmbito nacional, o perfil dos professores de Matemática no ensino médio é composto em 67,5% por formados em Matemática; 8,5% por quem sequer tem formação superior; 5,3% por formados em Ciências Naturais; 2,9% em Pedagogia; 2,1% em Ciências Biológicas; 1,6% em Física; 1,6% com bacharelado em Matemática; 1% formado em Química e 0,7% é formado em Língua Portuguesa. 
 
Outro lado

 

Questionada pelo  sobre o que está sendo feito para mudar a situação apresentada pelo Censo da Educação, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) informou que conta com quatro polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB), por meio de uma parceria, devido à falta de profissionais específicos, especialmente na área das Ciências Exatas. 
 
 
Também afirmou que já dialoga com as instituições de Estudos de Educação de Ensino Superior, como Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e que conta, ainda, com 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) espalhados pelo estado, onde os profissionais participam de cursos de complementação pedagógica. Em nota, a Seduc ressaltou que a pesquisa abrange escolas municipais e refere-se ao ano de 2014, já que tem como base o Censo Escolar 2015.