ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

União Europeia aplica multa de 2,42 bilhões de euros contra o Google

Data: Terça-feira, 27/06/2017 00:00
Fonte: ESTADÂO CONTEÙDO
Divulgação

A gigante da internet foi multada por favorecer seu  próprio sistema de compras online

O regulador antitruste da União Europeia decidiu aplicar multa recorde de 2,42 bilhões de euros contra a Alphabet, controladora do Google, por ter favorecido o próprio sistema de compras online, o Google Shopping, em seu mecanismo de busca. O site pode apelar da decisão. O valor equivale a R$ 8,9 bilhões. 

 

A decisão deve fazer com que o Google mude a forma como demonstra os resultados de busca na Europa. O precedente pode afetar outros serviços, como as ferramentas de mapas e viagens, que também estão sendo investigadas pela União Europeia.

 

A decisão da Comissão Europeia também pode apoiar outras empresas de e-commerce que solicitaram indenizações por danos em tribunais nacionais.

 

A decisão é a primeira de três investigações da comissão nas práticas concorrenciais do Google. A UE continua a investigar o Google sobre o seu sistema operacional móvel Android e seu serviço de publicidade Adsense.

 

Até então, a maior multa aplicada pelo bloco econômico por ‘abuso de posição dominante‘ era de 1,06 bilhão de euros, imposta em 2009 à fabricante de computadores Intel.