ARIPUANÃ, Quinta-feira, 28/03/2024 -

NOTÍCIA

Leonardo DiCaprio posta foto do incêndio na Chapada dos Veadeiros: 'Devastador'

Na postagem, o astro de Hollywood reproduziu uma foto das chamas na reserva, feita pelo fotógrafo Ueslei Marcelino; fogo já destruiu 65 mil hectares do parque, segundo o ICMBio.

Data: Domingo, 29/10/2017 00:00
Fonte: Por Murillo Velasco, G1 GO
 
O ator americano Leonardo DiCaprio publicou em seu perfil no Instagram uma foto sobre o incêndio no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Na postagem, feita no sábado (28), ele chamou o fogo de “devastador”, e reproduziu uma foto das chamas na reserva, feita pelo fotógrafo Ueslei Marcelino (veja acima).
 

O astro de Hollywood ainda divulgou, no perfil da página dele, um link para uma notícia veiculada pela BBC durante o combate ao fogo. “Incêndio devastador consumiu 35 mil hectares na Chapada dos Veadeiros”, escreveu DiCaprio.

 

O incêndio começou no dia 10 de outubro. As chamas foram controladas, mas novos focos surgiram no dia 17 do mesmo mês. Bombeiros e voluntários trabalham para extinguir o incêndio, já considerado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) o maior da história do Parque Nacional.

 

Apesar do artista ter publicado que o fogo consumiu 35 mil hectares, de acordo com o ICMBio, a área destruída pelas chamas já corresponde a cerca de 65 mil hectares. Além de DiCaprio, vários famosos se mobilizaram nas redes sociais para arrecadar alimentos e ajuda para os voluntários que trabalhavam no combate (veja abaixo).

 

Polícia Civil suspeita que o incêndio seja criminoso. "A parte mais rasteira da vegetação, as áreas de campo limpo, campo sujo, já começam a se regenerar seis meses após as primeiras chuvas. Cerca de 80% dessa parte já volta ao normal nesse período. Dentre de um ano e meio, o restante se regenera", explicou ao G1 Christian Berlinck.

 

 
Polícia Civil acredita que incêndio na Chapada dos Veadeiros seja criminoso, em Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

Polícia Civil acredita que incêndio na Chapada dos Veadeiros seja criminoso, em Goiás (Foto: Vitor Santana/G1)

 

Famosos contra o fogo

 

Dezenas de celebridades estão pedindo ajuda para o combate ao incêndio. A top model Gisele Bündchen publicou em suas redes sociais um post pedindo “SOS Chapada dos Veadeiros”. O cantor Arnaldo Antunes, os atores Mateus Solano, Reynaldo Gianecchini, Cauã Reymond e Letícia Spiller e vários outros famosos também fizeram apelos em seus perfis.

 

“Vamos salvar o berço das águas. A mãe natureza, toda fauna e flora agradecem”, escreveu Gisele na publicação.

 

O ator Mateus Solano também divulgou uma mensagem dizendo que a operação precisa "doações com urgência”. Ele destacou que a campanha é destinada à compra de alimentos para os brigadistas e combustíveis para as operações, que demandam longas distâncias.

 

A mensagem de Solano foi compartilhada por centenas de pessoas, entre elas a apresentadora Astrid Fontenelle, do canal GNT. Uma página no Facebook reúne todas as informações para quem deseja ajudar na campanha.

 

O ator Reynaldo Gianecchini fez um post pedindo ajuda para o financiamento coletivo que visa contribuir com o combate às chamas. "Chapada dos Veadeiros pede socorro! Precisamos da sua ajuda, participe do nosso financiamento coletivo", escreveu.

 

A atriz Letícia Spiller também entrou na campanha. Ela compartilhou a mensagem em sua página no Instagram com a seguinte mensagem: "Os animais precisam muito da nossa força!".

 
Artistas fazem campanha pedindo doações para brigadistas que combatem incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: Reprodução/Instagram)

Artistas fazem campanha pedindo doações para brigadistas que combatem incêndio na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (Foto: Reprodução/Instagram)

 
 
Incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Editoria de arte/G1)

Incêndio na Chapada dos Veadeiros (Foto: Editoria de arte/G1)